Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santuário de Aparecida reúne 80 mil em Romaria do Terço dos Homens 2020
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/02/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

São Paulo – Aparecida (Segunda-feira, 17-02-2020, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Aparecida (SP) acolheu, entre os dias 14 a 16 de fevereiro, a Romaria Nacional o Terço dos Homens. Cerca de 80 mil homens se reuniram ali seguindo o tema ‘Terço dos Homens: Fonte de todas as graças!’e o lema ‘Confiantes como Maria’.

O evento contou com a participação do Arcebispo de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, nomeado pelo Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, como Bispo referencial do movimento.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.jpg

A missa de abertura da Romaria ocorreu às 20h da sexta-feira, 14 de fevereiro, na Basílica Nacional, sendo presidida por Dom Gil Antônio Moreira e concelebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, o reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, além de diversos missionários redentoristas.

Em sua homilia, Dom Gil ressaltou que, mesmo meditando o Terço em silêncio, é possível comunicar Jesus aos outros, a exemplo de Maria. “Rezando o terço aprendemos a confiar em Deus. Maria confiava em Deus. Durante toda sua vida. No alto do calvário, momento mais difícil da vida de Maria, vendo seu Filho morrer na Cruz, Ela não perdeu a confiança em Deus. Confiou até o fim e, por isso, pôde ver se Filho Ressuscitado”, observou.

O Arcebispo incentivou os homens a continuarem firmes em oração, sendo testemunhas dos benefícios do Terço para as famílias. “O Terço nos desperta para a confiança em Deus. Nunca perca a confiança em Deus! O meu coração confia em Jesus! A confiança de Maria é a confiança que aprendemos na escola Dela, que é a oração do Terço”, frisou.

Após o término da Santa Missa, os participantes da Romaria seguiram em procissão luminosa pela Passarela da Fé até a Basílica Velha, onde permaneceram em Adoração ao Santíssimo Sacramento e Vigília de Oração.

Na manhã do sábado, 15, foi celebrada uma Santa Missa Solene Campal na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira, o reitor do Santuário de Aparecida, Padre Eduardo Catalfo e demais sacerdotes.

Dom Orlando pontuou em sua homilia diversos exemplos dos benefícios da oração do Santo Terço e reforçou o convite aos homens, de viverem no dia a dia, a oração e a ação. “Terço dos homens é um sinal dos tempos. O Terço dos homens é um novo rosto da Igreja do Brasil. O Terço dos Homens é uma rede que se está lançando para pescarmos cada vez mais pessoas para Jesus Cristo”, destacou.

Às 13h45 foi recitada a Oração Solene do Santo Terço no Altar Central, um dos principais momentos da Romaria Nacional do Terço dos Homens. Nesse momento, os milhares de homens do terço apresentaram as suas intenções e rezaram o mistério luminoso, aos pés da Padroeira do Brasil.

Já na manhã do domingo, 16 de fevereiro, foi celebrada a Missa de Encerramento da XII Romaria Nacional do Terço dos Homens. A Santa Missa foi presidida por Dom Orlando Brandes, e concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira, Dom Pedro Carlos Cipolini, da Diocese de Santo André (SP), e demais sacerdotes.

Dom Gil destacou em sua homilia a alegria em acompanhar o crescimento da romaria ao longo dos anos e falou sobre o papel de Maria na vida dos cristãos. “Queridos irmãos, queridas irmãs! Nossa Senhora nos leva sempre a Jesus. A missão Dela é levar-nos a Jesus, é fazer-nos escutar a Palavra de Jesus, a ver o que Jesus nos ensinou. Por isso, eu tenho convicção de que o Terço dos Homens é uma ação de intercessão que Maria faz Diante do Pai pelo Brasil”.

Ele também deu testemunho de um fato que lhe marcou nesta 12ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, que foi o olhar de Maria para com seus filhos: “A Mãe nunca tira o olhar de seus filhos, mesmo quando está longe. Ela nunca tirou os olhos de Jesus e ela nunca tira os olhos de nós, que somos discípulos de Jesus. O olhar de Maria nos aponta o caminho certo”, afirmou o prelado.

O Arcebispo de Juiz de Fora falou ainda sobre a importância da oração à Nossa Senhora através do Santo Terço: “Através dela, nós conhecemos Jesus, nós chegamos a Deus, à Santíssima Trindade. O Evangelho de Jesus nos fala a respeito do comportamento humano. Não basta obedecer aos mandamentos, como os fariseus faziam, de forma fria, de forma assim formalizada, não. É preciso viver no prisma do amor. O amor aquece os mandamentos, o amor aquece o nosso coração e o nosso jeito de viver”, explicou.

Concluindo sua mensagem, Dom Gil afirmou que a oração do Santo Terço, nos revela, através da contemplação de toda a vida de Jesus, que Deus preparou para nós algo maravilhoso, que “os olhos nunca viram, os ouvidos nunca ouviram e o coração nunca pressentiu”. (cf. 1Cor 2,9). (EPC)

 
Comentários