Serviços


Santo do Dia


São Caprásio, Mártir – Século III - Data: 20 de Outubro 2019
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
2
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

São Caprásio foi o companheiro de martírio de Santa Fé. Segundo a muito célebre Paixão daquela santa e de São Caprásio, o santo mártir, que estava escondido numa caverna do norte de Agen, apareceu para apresentar-se ao juiz, quando viu um anjo que colocava uma coroa na cabeça da virgem, então estendida, numa vasta grelha, sobre o fogo.

Rudemente agarrado, cruelmente rasgado, São Caprásio permaneceu firme na fé, sendo decapitado com Santa Fé. Ambos, sepultados no mesmo lugar, foram encontrados dois séculos mais tarde, talvez por Dulcídio ou Dulcício, bispo, o qual edificou uma basílica em honra da Santa, no lugar mesmo do martírio, e transferiu as relíquias de São Caprásio para uma igreja da cidade, que lhe tomou o nome.

O resumo no martirológio, reza assim:

"Em Agen, na Gália, São Caprásio, mártir: para evitar o rigor da perseguição, escondeu-se numa caverna. Sabendo, contudo, de que maneira a bem-aventurada virgem Fé combatia por Jesus Cristo, sentiu-se disposto a passar pelos suplícios. Dirigiu, então, um pedido a Nosso Senhor: caso fosse julgado digno da glória do martírio, fizesse brotar água límpida duma das pedras da caverna em que se enfurnara. Tendo assim sucedido, cheio de confiança, correu para o lugar do combate, onde suportou o ataque com tanta coragem que mereceu a palma do martírio, sob o imperador Maximiano. (Século III ?).

(Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XVIII, p. 363-364)

 
Comentários