Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


Confiança!
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/02/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
2
4
 

Conheço inúmeras pessoas que leram o LIVRO DA CONFIANÇA (*) e constatei: não há uma que não o considere como um dos livros marcantes em suas vidas.

Há, entre muitos outros, o caso de um jovem de dezesseis anos que recebeu o livro de presente e, ao ler o parágrafo inicial não parou mais até concluir a leitura. Conheço de perto este jovem — agora já homem maduro — e posso afirmar ter sido essa leitura decisiva na sua vida. Aliás, ele mesmo o afirma.

Eis o parágrafo inicial lido pelo jovem, mas…, caro leitor, não leia às pressas. Como diz o próprio autor do livro: “Tenta lê-lo devagar, com atenção, em espírito de oração. Quase diria: medita-o!”.

“Voz de Cristo, voz misteriosa da graça que ressoais no silêncio dos corações, vós murmurais no fundo das nossas consciências palavras de doçura e de paz. às nossas misérias presentes repetis o conselho que o Mestre dava, frequentemente, durante a sua vida mortal: ‘Confiança, confiança!’”.

O autor passa a relembrar algumas passagens do Evangelho em que Jesus nos convida à confiança. Começa pelo fato comovente do paralítico colocado em sua presença através de abertura no teto: “Confiança, filho, teus pecados estão perdoados” (Mt 9, 2). À mulher cheia de fé, que só d’Ele esperava a cura e tocara a fímbria do seu manto disse: “Confiança, tua fé te salvou” (Mt 9, 22).

Nossa Senhora da Confiança

“Quando os Apóstolos tremiam de pavor vendo-O caminhar, de noite, sobre as águas do lago de Genesaré, Ele os tranquilizava com esta expressão pacificadora: “Tende confiança! Sou Eu, nada temais!” (Mc 6, 50). Na noite da Ceia, conhecendo os frutos infinitos do seu sacrifício, lançava Ele, ao partir para a morte, o brado de triunfo: “Confiança! Confiança! Eu venci o mundo!…” (Jo 16, 33).

O Padre Thomas, conclui este trecho de modo inspirado:

“Esta palavra divina, ao cair de seus lábios adoráveis, vibrante de ternura e de piedade, operava nas almas uma transformação maravilhosa. Um orvalho sobrenatural lhes fecundava a aridez, clarões de esperança lhes dissipavam as trevas, uma calma serenidade delas afugentava a angústia.

Pois as palavras do Senhor são “espírito e vida”, “bem aventurados os que a ouvem e põem em prática” (Jo 6, 64 e Lc 11, 28).

Como outrora aos seus discípulos, é a nós, agora, que Nosso Senhor convida à confiança. Por que recusaríamos atender à sua voz?…”

⁽*⁾ PE. THOMAS DE SAIT LAURENT, O Livro da Confiança, Capítulo I. Há várias edições publicadas no Brasil e podemos encontrá-lo em livrarias católicas.
 
Comentários
Antonio Lucas Henrique de Paiva - 16 de Fevereiro de 2018
Nossa Senhora da Confiança, rogai por nós!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROSANA - 16 de Fevereiro de 2018
SAUDAÇÃO EM CRISTO JESUS FALAR DE CONFIANÇA,SIM TEMOS QUE TER CONFIANÇA EM DEUS PEDIR AO ESPÍRITO SANTO QUE NÓS DE DICERNIMENTO DA PALAVRA QUE NÓS DA CONFIANÇA PAZ NOS LEVA A JESUS CAMINHO VERDADE EÉ VIDA E ATRAVEZ DA NOSSA SENHORA QUE INTERCEDE POR NÓS E PEDE AO FILHO QUE NNOS CONCEDA SEMPRE O MELHOR.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Antonio Lucas Henrique de Paiva - 18 de Fevereiro de 2018
Nossa Senhora da Confiança, rogai por nós!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Antonio Lucas Henrique de Paiva - 22 de Fevereiro de 2018
Amém, Jesus Manso e Humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Nossa Senhora da Confiança, rogai por nós...!!!