Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


O papel dos leigos na transmissão da fé, segundo o catecismo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/01/2013
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 17-01-2013, Gaudium Press) – O Padre Dariusz Kowalczyk aborda no ciclo de reflexões dedicadas ao novo Catecismo da Igreja Católica (CIC) – por ocasião dos 20 anos de sua publicação -, o papel dos fiéis na compreensão e na transmissão da verdade da fé, como apresentado e desenvolvido no Catecismo.imaculada_conceicao.jpg

O Catecismo afirma no nº 91: “Todos os fiéis participam da compreensão e da transmissão da verdade revelada. Receberam a unção do Espírito Santo, que os instrui e os conduz à verdade em sua totalidade”.

O ofício de interpretar a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição foi confiado ao Magistério da Igreja, ou seja, aos bispos em comunhão com o Sucessor de Pedro. O Magistério não age, porém, à margem do Povo de Deus, mas é um instrumento, querido por Deus, para compreender bem a ação do Espírito Santo em relação a toda a Igreja.

Não é somente o Magistério que interpreta a fé

Todo o povo fiel possui o dom que chamamos sentido sobrenatural da fé. Esse sentido todos têm, desde os bispos até o último dos fiéis leigos. É graças a esse sentido sobrenatural da fé, suscitado pelo Espírito de verdade, que o povo de Deus adere à fé de modo mais profundo, aplicando-a na vida na forma mais plena (cfr. CIC 93).

O nº 8 da Constituição dogmática sobre a Divina Revelação “Dei Verbum”, lê-se que a Igreja progride na inteligência da fé e também na contemplação e no estudo dos fiéis que têm uma profunda experiência das coisas espirituais. O Catecismo recorda desse modo, o Espírito Santo introduz os fiéis na verdade em sua totalidade. Claro está que não sem a guia do Magistério,da Igreja.

Um exemplo de desenvolvimento da inteligência da fé do Povo de Deus consiste na verdade da Imaculada Conceição, afirmada como dogma de fé em 1854.

Sem a experiência e a reflexão dos fiéis, sem o sentido sobrenatural da fé deles, A compreensão mais profunda do mistério revelado de Maria não teria sido possível.

Portanto, cada um de nós fiéis deve sentir-se sujeito de compreensão e transmissão da fé revelada em Jesus. (JS)

Com informação Rádio Vaticana

 
Comentários