Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


522 mártires da Guerra Civil Espanhola serão beatificados no domingo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/10/2013
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tarragona – Espanha (Sexta-feira, 11-10-2013, Gaudium Press) – No Próximo dia 13 de outubro, domingo, será celebrada uma das beatificações mais numerosas da história da Igreja. O ato religioso será realizado em Tarragona, na Espanha. Na ocasião serão elevados à gloria dos altares 522 mártires da perseguição religiosa ocorrida na Espanha nos anos 30 do século XX. spanishleftistsshootstatueofchrist.jpg

O Padre Vicente Cárcel Ortí, a propósito deste verdadeiro acontecimento para a Espanha e para o mundo, disse que “As condições fundamentais do martírio são: que a pessoa morra pela Fé, que morra perdoando, inclusive, rezando pelos verdugos que os assassinam. e estas são as razões fundamentais para que a Igreja eleve aos altares e os apresente como modelos para o povo cristão, para os crentes, como testemunhos da Fé.”

É histórico o fato de que, com a Guerra Civil espanhola, a repressão tornou-se mais grave, mas, a perseguição aos católicos já havia começado anos antes.

Padre Vicente Ortí, um dos poucos que tiveram acesso aos documentos da época, nos Arquivos Secretos do Vaticano, assegura que foi uma das perseguições mais cruentas que os católicos sofreram em toda sua história:

“Desde de 1931 havia começado uma perseguição: foram proibidos jornais católicos, perseguição para que não fossem realizados enterros pelas ruas e fossem ocultados os símbolos religiosos. Com certeza, em dados numéricos, foi a maior perseguição de toda a Europa Ocidental desde os tempos do Império Romano”.

Como se sabe, foi em 1987 que tiveram início as primeiras beatificações destes mártires. João Paulo II, comovido pelas histórias de perseguição, martírio, perdão e reconciliação, foi um de seus impulsionadores.

“Contou-me um Cardeal –diz e Padre Vicente– que o Papa João Paulo II foi levado a mover estas causas de beatificação pelo fato de terem sido assassinadas mulheres, sobretudo mulheres leigas, seculares. Para o Papa isto era incompreensível. Ele disse: ‘Está claríssimo que são mártires da Fé'”.

Calcula-se que nesse período mais de 10 mil católicos tenham sido assassinados por causa de sua Fé. Com a beatificação do próximo dia 13, o número de mártires da Guerra Civil da Espanha, reconhecidos como tal pela Igreja Católica, cresce e chega a 1523. (JSG)

Com informações Romemreports

 
Comentários