Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arcebispo argentino recorda que os fiéis podem receber a comunhão de joelho
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/04/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

La Plata – Argentina (Quinta-feira, 10-04-2014, Gaudium Press) Dom Héctor Aguer, Arcebispo de La Plata (Argentina), emitiu um decreto no qual lembra a liberdade dos fiéis de escolher a maneira como desejam comungar dentro das opções autorizadas pela Igreja. “Na Arquidiocese pode-se receber a Sagrada Comunhão em pé ou de joelhos, na boca ou na mão”, recorda o documento que também sugere ter um genuflexório disponível para os fiéis que desejam receber a Comunhão de joelhos.dom_hector_aguer.jpg

A razão do decreto do Arcebispo de La Plata, segundo o documento, foram as “numerosas consultas de fiéis que, de acordo com as suas declarações, foram impedidos de receber a Sagrada Comunhão de joelhos”. Segundo o prelado, uma situação desta natureza iria em contradição com as disposições da Igreja nesta matéria. “Em diversos documentos da Santa Sé se insiste na necessária liberdade dos fiéis sobre a posição e a forma de receber o Corpo do Senhor”, expressa o decreto em sua seção de considerações.

As normas da Igreja dispõem que diferentes formas de receber a Eucaristia “sempre devem expressar a Fé Cristã, seu respeito ao Sacramento e sua devoção Eucarística”. As opções autorizadas foram mencionadas pelo decreto: “A Instrução ‘Redemptionis Sacramentum’, do dia 25 de março de 2004, estabelece que é lícito receber a Sagrada Comunhão de joelhos ou de pé, na boca ou na mão”. O decreto sugere como aplicação prática que “para facilitar o ato dos que desejem comungar de joelhos se coloque um genuflexório no lugar onde a Eucaristia é distribuída”.

“O objetivo destas disposições é, em relação a liberdade dos fiéis, fomentar o amor de Cristo, presente no Santíssimo Sacramento, e o fruto de sua recepção em todos os que se aproximam da mesa Eucarística”, concluiu o decreto. Por este motivo solicita aos sacerdotes “a explicação aos fiéis das nossas paróquias e capelas das disposições do presente documento, em uma oportuna catequese e o correto cumprimento das mesmas”. (GPE/EPC)

 
Comentários