Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Na Sexta-Feira Santa, Arquidiocese de Porto Alegre realiza Procissão do Encontro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/04/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 14/04/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá na Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, a Procissão do Encontro entre o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, resgatando a história religiosa da capital gaúcha. Essa é uma devoção trazida ao Brasil pelos imigrantes portugueses no período da colonização, e por isso mantém a expressão ainda viva em várias regiões do País.

Com a promoção das paróquias Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Dores e Catedral Metropolitana Mãe de Deus, a caminhada terá início às 19h, partindo de dois locais diferentes: os homens se concentração em frente à Igreja da Conceição (Avenida Independência) e, carregando a imagem do Senhor Morto, irão até a Praça da Matriz, no Centro da cidade; enquanto as mulheres se concentrarão em frente à Igreja das Dores (Rua dos Andradas) e, carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, também seguirão até a praça, onde haverá o encontro das duas procissões, em frente ao Palácio da Justiça.

Após o encontro das procissões, em silêncio, todos os fiéis – homens e mulheres – seguirão até a Catedral Metropolitana. Chegando à Catedral, o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, fará uma pregação resgatando o sentido do sofrimento, vivenciado na Sexta-Feira Santa e dará uma benção especial aos participantes. Durante a pregação haverá ainda oportunidade para confissões, com sacerdotes disponíveis para o atendimento.

Segundo o pároco da Catedral Metropolitana, padre Gustavo Haas, essa celebração penitencial tem como objetivo resgatar a tradição que complementa a Semana Santa que, por sua vez, é um momento especial na vivência da fé cristã e da religiosidade do povo católico, e que através desse evento é possível valorizar as tradições e fazer com que elas ajudem o povo a renovar a fé, a identidade diante da Igreja Católica e a consciência de sua missão como discípulos missionários na sociedade moderna. (FB)

 
Comentários