Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Papa cria Arquieparquia em Curitiba e Eparquia em Prudentópolis
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/05/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 12-05-2014, Gaudium Press) – A Eparquia de São João Batista, dos Ucranianos, em Curitiba (PR) foi elevada pelo Papa Francisco a Arquieparquia Metropolitana, mantendo o mesmo título de São João Batista.

O Arquieparca será Dom Valdomiro Koubetch, O.S.B.M. que é o atual Eparca. Com 61 anos, Dom Valdomiro é natural de Mandaguaçu (PR).
Ele foi nomeado Bispo Coadjutor da Eparquia de São João Batista em dezembro de 2003.

O Papa Francisco erigiu também para os ucranianos a Eparquia da Imaculada Conceição, em Prudentópolis (PR). Seu território foi desmembrado da nova Arquieparquia Metropolitana de São João Batista, e torna-se sufragânea da mesma.

O Primeiro Bispo eparquial será Dom Meron Mazur, O.S.B.M., que deixa o cargo de Bispo Auxiliar de Curitiba dos Ucranianos.

Dom Mazur nasceu em Prudentópolis e tem 52 anos. Foi nomeado Bispo em dezembro de 2005.

Eparquia na Igreja Greco-Católica Ucraniana

Eparquia é uma tipologia de circunscrição eclesiástica adotada nas Igrejas Orientais Católicas, que corresponde ao conceito de diocese.

A Igreja Greco-Católica Ucraniana é de rito Bizantino, em total comunhão com o Papa. Conta cerca de 10 milhões de fiéis, sendo que cerca de metade ainda vivem na Ucrânia.
Atualmente, ela é dirigida pelo Arcebispo-mor Dom Sviatoslav Shevchuk, eleito no Sínodo Extraordinário, realizado Kiev, em março de 2011. (JSG)

 
Comentários