Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“O homem não está mais atento à Palavra de Deus”, afirma o Bispo de Novo Hamburgo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 10/07/2014, Gaudium Press) O Bispo da Diocese gaúcha de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteutel, escreveu um artigo em que ele abordar dois assuntos: a 8ª Romaria ao Túmulo do Padre Reus e o Evangelho deste domingo. Ele começa a sua reflexão afirmando que com a romaria a Diocese quer demonstrar claramente que o Padre Reus, segundo o seu entender, foi até hoje o mais ilustre cidadão de São Leopoldo, que ali viveu e morreu com fama de santidade.

Para o Prelado, Padre Reus, pela sua vida e santidade, marcou a religiosidade do povo da região, não só da diocese gaúcha, mas de todo o Sul do Brasil. “Em toda a parte temos ruas, colégios, armazéns, bares e outros logradouros públicos com o nome do Padre Reus. Em geral são pessoas agradecidas e que se dizem agraciadas, com graças especiais, obtidas pela intercessão deste padre que viveu mais de 40 anos em São Leopoldo”, acrescenta.

Ainda de acordo com o Bispo, a Diocese está trabalhando intensamente no processo de beatificação, com o Padre Guido Lawisch, como vice-postulador, e toda uma equipe de historiadores se preocupando com o tema. Ele recorda que em Roma, na Itália, também há outra equipe trabalhando para completar a síntese de toda a documentação já enviada.

Com relação a liturgia deste próximo domingo, Dom Zeno afirma que nos é apresentado o profeta Isaías, falando sobre a eficácia da Palavra de Deus. Conforme o Bispo, para o profeta está claro que a Palavra de Deus sempre produz os frutos desejados. “Esta palavra é o Verbo, isto é, o Filho de Deus, feito homem”, completa.

Já no Evangelho é Jesus que fala sobre o anúncio da Palavra de Deus, salienta o Prelado. Segundo ele, Jesus o faz através da parábola do semeador que lança as suas sementes. O Bispo ressalta que, a princípio, ele lança a semente sem maior preocupação com o chão que ela encontra, mas o resultado não foi muito satisfatório porque apenas uma quarta parte produziu frutos.

“Este é o grande tema também nos dias atuais. Os corações humanos não estão mais preparados para acolher a palavra de Deus. No mundo em que nós vivemos há tantos apelos e tantos estímulos provocados pela mídia que o homem contemporâneo muitas vezes não está mais atento à Palavra de Deus”, pondera.

Por fim, Dom Zeno enfatiza que é por isso que a Igreja do Brasil e da América Latina, a partir da V Conferência de Aparecida, também está convocando uma Missão continental. O Bispo acredita que o nosso continente, praticamente todo ele batizado, formado por católicos e ex-católicos, está precisando de uma sacudida, uma mexida geral, onde todos são chamados a serem discípulos e missionários de Jesus Cristo.

“Na carta de São Paulo aos Romanos, ele nos recorda que todos nós fomos chamados por Deus, desde toda a eternidade: ‘De fato toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. Nós todos esperamos participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus'”, conclui. (FB)

 
Comentários