Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Apresentam na Colômbia manual para a formação do Sacramento do Batismo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Giradorta – Colômbia (Quinta-feira, 17-07-2014, Gaudium Press) O Batismo, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, é o sacramento por meio do qual os cristãos se tornam filhos de Deus e entram para fazer parte da Igreja. Através dele se perdoam os pecados e se nasce à vida espiritual.

Sacramento do Batismo2.jpg

Pensando na importância de uma boa formação para o sacramento do Batismo, a Diocese de Girardota (Colômbia), a partir de sua delegação de catequese, elaborou um manual que pretende oferecer formação básica e geral aos catequistas que nas paróquias tem a missão de preparar neste sacramento aos pais de família e padrinhos.

“Está desenhado para que os encarregados deste trabalho de catequese possam ter os elementos necessários básicos que lhes permitam conhecer mais adequadamente a temática e assim organizar e transmitir melhor seu ensinamento; quer dizer, isto não é um folheto de catequese, mas uma proposta teórica para que posteriormente cada catequista prepare a catequese”, se expõem na introdução do manual.Sacramento do Batismo.jpg

O documento se divide em quatro partes: na primeira, se faz referência ao Sacramento do Batismo como tal e se sublinha no compromisso que se adquire com ele. A segunda, introduz ao catequista na missão e o discipulado; “quer dizer, como nos fazemos discípulos missionários de Cristo”. A terceira, fala da vivência do rito, explicando passo a passo a celebração do Batismo, seus sinais e os símbolos que se utilizam. E a quarta, se dirige especialmente a oferecer pautas para a formação dos padrinhos enfatizando no compromisso que eles adquirem e os parâmetros que devem ter os pais do batizado na hora de escolhê-los.

Já ao desenvolver os conteúdos o documento oferece uma introdução, logo aprofunda em cada tema e inclui várias perguntas que favorecem a reflexão.

“A realidade que é o Batismo e como o vivemos hoje?”, “O Batismo, discípulo missionário de Jesus”, “Pela celebração do Batismo nos fazemos discípulos missionários que celebramos e a que nos compromete?”, e “Quem podem ser os padrinhos?”, são os títulos das quatro partes do manual.

De acordo com o Padre Juan Pablo Carmona, delegado diocesano de catequese, este manual “é um material de serviço pastoral”, que está “sujeito a mudanças, sugestões e recomendações”. (GPE/EPC)

 
Comentários