Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Iniciativa nos EUA busca ajudar fiéis a transformarem suas paróquias
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Denver – Estados Unidos (Segunda-feira, 11-08-2014, Gaudium Press) Sob o chamativo nome de Amazing Parish (Extraordinária Paróquia), uma iniciativa pretende dar uma maior vitalidade às comunidades paroquiais dos Estados Unidos seguindo um criativo modelo. O programa percorre uma lista de aspectos da vida da paróquia e propõem alternativas para que os párocos e seus fiéis possam fortalecê-la e obter um maior fruto espiritual. “Uma paróquia é provavelmente a organização mais importante na sociedade”, afirmam os promotores em sua apresentação oficial, “é onde a maioria das pessoas chega a conhecer a Cristo e sua Igreja. É por isso que cada paróquia deve trabalhar para ser surpreendente”. 

imagem.jpg

A ideia de uma paróquia extraordinária, com uma comunidade comprometida e ativa e capaz de levar a cabo a Nova Evangelização, é uma motivação muito chamativa. Com o objetivo de obter este fim, Amazing Parish propõem uma aproximação às características do que consideram uma paróquia ideal. As três primeiras são as que correspondem a seu fundamento, e que devem ser abordadas como prioridade. Estas devem estar baseadas na oração e na vida espiritual, contar com uma adequada liderança e estabelecer uma visão clara do apostolado que se espera realizar.

Um segundo grupo de características supõem um trabalho de continuidade e um avanço que se dá com cada uma delas de forma sucessiva. A ideia é selecionar uma delas para trabalhar, e compreendem a experiência dominical, a formação atraente, um grupo pequeno de discipulado e o zelo missionário. A ideia de organizar este programa pastoral é “ajudar aos párocos e suas equipes a encontrar o conhecimento e os recursos para fazer com que suas paróquias sejam ainda melhores”.

A equipe organizadora de Amazing Parish se autodefine como “um grupo de católicos comprometidos” a quem unem a vontade de ajudar a crescer a Igreja através da colaboração com suas paróquias. O grupo reúne líderes católicos que servem em várias Dioceses, movimentos e iniciativas individuais de divulgação e evangelização através da internet. “A Igreja somos todos e com grande respeito pela autoridade, vocação e dedicação de um pároco, devemos reconhecer que se pensamos que ele vai fazer tudo, o estamos colocando em uma posição de grande luta e sofrimento”, comentou à agência ACI Pat Lencioni, um dos fundadores do movimento. “Nós leigos temos que despertar.”

Sem pretender converter-se em uma espécie de autoridade, a plataforma simplesmente oferece fomentar os processos locais através da disponibilidade de recursos pastorais, como programas de formação ou ferramentar para a preparação para os sacramentos, entre outros, disponíveis de forma gratuita. “Simplesmente é uma página web que te diz: ‘olhe, tudo o que queremos fazer é paróquias sólidas e ajudar-te a engrandecer a tua'”, afirmou Lencioni.

Amazing Parish organizará seu primeiro Congresso na cidade de Denver nos dias 27 e 28 de agosto, e espera contar com a presença de párocos e fiéis de 115 paróquias. Todos eles contribuirão com ideias sobre como se pode melhorar a vida de Fé de suas comunidades e potencializar a ação pastoral da Igreja. (GPE/EPC)

 

 
Comentários