Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Espanha celebra Assunção de Maria com procissão centenária
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Valência – Espanha (Quinta-feira, 14-08-2014, Gaudium Press) A Solenidade da Assunção de Maria, festa que será celebrada nesta sexta-feira, 15 de agosto, é vivida de maneira muito especial na Arquidiocese de Valência. A cada ano a imagem da Dormição de Maria, que representa Nossa Senhora jazente, sai em procissão pelas ruas centrais da cidade e na Catedral -dedicada a invocação mariana- se celebra uma solene Eucaristia em sua honra. Esta tradição religiosa é original do ano de 1352, sendo a festividade mais antiga da Diocese valenciana. 

view (1).jpg

Os atos marianos terão início às 09h39 (horário local) com o canto das Laudes. Posteriormente terá lugar a tradicional caracterização dos doze apóstolos a cargo do “Grupo Mecha” que terão o importante trabalho de portar a imagem de Nossa Senhora até a Catedral, onde se evocará o momento da Assunção de Maria aos céus e se celebrará uma Solene Missa, após a qual se poderá venerar a imagem de Nossa Senhora.

Na parte da tarde, após o canto das Vésperas, às 18h30, a imagem de Maria sairá em procissão da Catedral de Valência para percorrer a Praça da Rainha, a rua do mar, até a igreja do Milagre, onde a imagem permanece durante todo o ano para veneração dos fiéis.

Durante a peregrinação procissional, se entoaram cantos em honra a Mãe de Deus que acompanharão também aos doze apóstolos portadores da venerada imagem.

Além disso, por ocasião da solenidade mariana, por volta de 39 paróquias valencianas dedicadas a Assunção de Maria se unirão a celebração litúrgica.

A festa de Nossa Senhora da Dormição

Esta festividade mariana, a mais antiga da Arquidiocese de Valência, teve início na época da reconquista da Espanha. De acordo com dados históricos, o Rei Jaime I decidiu dedicar a Catedral valenciana ao mistério da Assunção assim como as igrejas que erigia nas terras que iam conquistando. Tudo isso ocorreu séculos antes que fosse declarado o Dogma da Assunção de Maria pelo Papa Pio XII, fato que ocorreu no dia 1º de novembro de 1950 mediante a constituição ‘Munificentisimus Deus'”. 

view (2).jpg

Era tal a devoção a este mistério mariano em Valência que o fato era representado massivamente pela arte local, uma tradição que ainda permanece em nossos dias durante os festejos que ocorrem na Catedral. De acordo com fontes da comissão diocesana de Patrimônio Histórico e Artístico, o culto à Assunção de Maria “foi o mais estendido durante a Idade Média dentro da devoção mariana, até que nos séculos XV e XVI foi sobrepassado pelo da Imaculada Conceição”. (GPE/EPC)

 

 
Comentários