Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Exaltação da Santa Cruz será dia de oração pelo Iraque e Síria nas Filipinas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Manila – Filipinas (Quarta-feira, 10-09-2014, Gaudium Press) Como testemunho de comunhão e acatando o dever de “responder primeiro e principalmente com a oração acompanhada de caridade e solidariedade” às necessidades dos irmãos, a Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCP) aprovou em sua mais recente reunião de seu Conselho Permanente a declaração da Festa da Exaltação da Santa Cruz como Dia Nacional de Oração pela Paz no Iraque e Síria. “Em todas as nossas Missas na festa da Santa Cruz, unamo-nos com nossos irmãos e irmãs sofredores, encomendando-lhes a Deus, que é nossa esperança”, solicitaram os prelados.santa_cruz.jpg

Os Bispos insistiram que a oração é a forma mais adequada de oferecer soluções as difíceis condições de segurança e estabilidade nos países que atravessam graves conflitos. “Oramos para que, inclusive quando muitos deles (os afetados pela violência) não vejam uma saída à miséria que os visitou, o Deus que abre caminhos em meio do mar e rotas no deserto faça um caminho para eles até o futuro que só pode ser um dom seu”. Para cumprir este propósito, a Conferência de Bispos solicitou aos prelados tornar obrigatório a todos os sacerdotes o oferecimento das Missas do dia 14 com a intenção assinalada.

A decisão foi tomada no dia 02 de setembro e se aplicará no próximo dia 14, quando se comemora esta solenidade no país, data em que também se realizará uma coleta caritativa em beneficio das vítimas da violência nesses dois países. Os Bispos recordaram as duras condições que devem enfrentar os cristãos, muitos dos quais requerem assistência em necessidades tão básicas como a alimentação e o alojamento. “Devemos ser generosos”, exortaram os Bispos. “Nossas próprias necessidades aqui em Filipinas não nos isenta da obrigação cristã de compartilhar com nossos irmãos sofredores no Iraque e Síria”.

As ajudas que se coletarem na jornada serão remetidas ao Secretariado da Conferência de Bispos Católicos de Filipinas, que os transferirá de forma imediata às Nunciaturas Apostólicas (instituições diplomáticas da Santa Sé) no Iraque e Síria. A comunicação dos Bispos, assinada pelo Presidente da CBCP, Dom Sócrates Villegas, culmina com a citação do Evangelho de São Mateus: “Em verdade lhes digo que, quando o fizerem com algum dos menores dos meus irmãos, a mim terão feito”. (GPE/EPC)

 
Comentários