Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“A criatura é louvor ao Criador”, afirma Arcebispo de Santa Maria, lembrando o “Dia do Nascituro”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santa Maria – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 07/10/2014, Gaudium Press) Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, escreveu no seu mais recente artigo sobre o Dia do Nascituro, comemorado no dia 8 de outubro, com o objetivo de celebrar o mais caro e nobre dom: a vida humana.Dom_Helioadelar_rubert.jpg

De acordo com o Prelado, a vida é, ao mesmo tempo, dom e missão. Para ele, ela é sagrada, não como algo de que se possa dispor livremente, mas como dom a se cuidar fielmente, pois pertence à herança moral da humanidade.

“A vida é dom grandioso que carregamos em vaso de barro, isto é frágil. Este dom se constrói na partilha e na convivência fraterna e amiga. É também um dom precioso que precisa ser protegido, defendido, regado e alimentado com a Palavra de Deus”, avalia o Arcebispo.

Além disso, Dom Rubert ressalta que como cristãos e cidadãos assumimos o compromisso de valorizar e promover a vida em todas as idades e circunstâncias. Segundo ele, o início da vida, a concepção, é um valor que precisamos reconhecer sempre e em qualquer situação.

O Prelado ainda reforça que é na concepção que é gerado um novo ser humano, e a criação se renova em cada novo ser que nasce. Ele enfatiza que a criatura é louvor ao Criador.

“Propomo-nos a colaborar na formação destes novos cristãos e cidadãos para a sociedade. A partir de nós, queremos construir uma sociedade justa e fraterna, a civilização do amor”, afirma.

Dom Rubert também salienta que a vida em abundância dada por Deus, muitas vezes, é agredida por nossa omissão. Conforme ele, crianças, mulheres, idosos, desempregados, famintos, os mais fracos da sociedade sofrem com nossa omissão e indiferença social.

Por fim, o Arcebispo cita o bispo emérito de Roma, o Papa Bento XVI, que faz a seguinte oração pela vida humana:

“Senhor Jesus, que fielmente visitais e encheis com vossa Presença a Igreja e a história dos homens; prostrados diante de vós, fonte e amante da vida realmente presente e vivo entre nós, vos suplicamos. Abri nossos corações à generosa acolhida de toda criança ante a vida. Abençoai as famílias, santificai a união dos esposos, fazei fecundo seu amor.

Com Maria, vossa Mãe, a grande crente, em cujo ventre assumistes nossa natureza humana, esperamos de Vós, nosso único verdadeiro Bem e Salvador, a força de amar e servir a vida, em espera de viver sempre em Vós, na comunhão da Santa Trindade. Amém (cf. CNBB, Hora da Vida, 2014, p. 52-53)”. (FB)

 
Comentários