Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Campo Mourão (PR) prepara programação especial para o Dia de Finados
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Campo Mourão – Paraná (Segunda-Feira, 20/10/2014, Gaudium Press) Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 2 de novembro, mais conhecido como Dia de Finados, também tem sua relevância, pois foi criado pela Igreja Católica e se tornou a tradição cristã de rezar pelos falecidos. Por isso o Cemitério Municipal de Campo Mourão, no Paraná, realizará uma programação especial para marcar a data.

De 24 de outubro a 1º de novembro, ocorrerá uma novena preparatória, de domingo a sexta-feira às 19h30, e aos sábados às 18h. O celebrante da novena será o Padre Carlos Czornobai, pároco da paróquia Santa Rita de Cássia do Jardim Alvorada.

Já no Dia de Finados, 2 de novembro, serão realizadas diversas Celebrações Eucarísticas, com o seguinte cronograma: 6h, com o Padre Jurandir Coronado Aguilar, pároco da Catedral São José – Centro; 7h30, com Dom Francisco Javier Delvalle Paredes, Bispo da Diocese de Campo Mourão; 9h, com o Padre Carlos Cezar Candido, pároco do Santuário N. Sra. Aparecida – Vila Urupês; 10h30, com o Padre Ricardo Arica Ferreira, pároco da Paróquia São Francisco de Assis – Vila Teixeira; 12h, com o Padre André Arnaldo Rodrigues Camilo, pároco da Paróquia Sagrada Família – Cohapar; 13h30, com o Padre Genivaldo Barboza, pároco da Paróquia Divino Espirito Santo – Campo Mourão; 15h, com o Padre Lussamir Rogério de Souza, reitor do Seminário São José – Campo Mourão; 16h30, com o Padre Jilliard Adolfo de Souza, pároco da Paróquia N. Sra. do Caravággio – Lar Paraná; 18h, com o sacerdote Carlos Alberto Rodrigues da Silva, pároco da quase-paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro – Jardim Orly.

Sobre o Dia de Finados

A tradição cristã de rezar pelos falecidos vem do Século II, quando os cristãos visitavam os túmulos dos mártires. A partir do Século V, a Igreja passou a dedicar um dia ao ano para orações a todos os mortos. Foi no século XIII que este dia passou a ser celebrado em 2 de novembro.

A escolha da data se deu em virtude do Dia de Todos os Santos, comemorado no dia primeiro de novembro, pois neste dia se celebra todos os que morreram em estado de graça e não são canonizados. Já o Dia dos Finados celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus. (FB)

 
Comentários