Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Núncio Apostólico do Brasil participa de reunião na sede da CNBB
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Quarta-feira, 22-10-2014, Gaudium Press) O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, esteve presente na sede da CNBB em Brasília, nesta terça-feira, 21, onde participou de uma reunião com os bispos do Conselho Permanente da Conferência, enaltecendo a prioridade da formação sacerdotal.

dom_giovanni_d_aniello.jpg

Logo no início de seu discurso, Dom d’Aniello ressaltou seu contentamento por sua presença no local: “Estou aqui com vocês para ter a alegria de me encontrar e compartilhar algumas considerações no desejo sincero de poder continuar, na amizade e no respeito recíproco, o caminho iniciado juntos, desde minha chegada ao seu querido país, que sinto sempre mais como minha segunda pátria”, disse.

Depois, mostrou-se satisfeito ao saber da acolhida que teve a Presidência da CNBB no Vaticano, no final de setembro, quando se encontraram com o Papa Francisco e visitaram alguns dicastérios da Cúria Romana.

Naquela época, a Conferência estava sendo representada pelo Arcebispo de Aparecida e presidente do organismo da Igreja no Brasil, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis; pelo Arcebispo de São Luís, no Maranhão, e vice-presidente, Dom José Belisário; e pelo Bispo Auxiliar de Brasília e secretário geral, Dom Leonardo Steiner.

Segundo o Núncio Apostólico, este foi um “sinal de estima e consideração para com a Igreja no Brasil que me enche de tanto orgulho”.

Prosseguindo, Dom d’Aniello solicitou aos prelados para que “continuem dando a atenção máxima à formação e à pastoral vocacional”. Ele também lembrou da importância do projeto da Escola de Formação para Formadores, um dos assuntos pertinentes na reunião do Conselho Permanente.

“A concepção do projeto é apropriada e está em consonância com a compreensão atual dos formadores”, afirmou, destacando ainda que a Escola deve propiciar a formação integral do formador.

No final, o Núncio rememorou as palavras proferidas pelo Papa Francisco ao episcopado brasileiro acerca do cuidado e da promoção “de uma formação qualificada”; “capazes de ouvir a ilusão de muitos”; “capazes de acolher as desilusões, sem se desesperar e nem precipitar na amargura; capazes de tocar a desintegração alheia, sem se deixar dissolver e decompor na sua própria identidade”.

Mostrando sua gratidão à presença de Dom d’Aniello na reunião com os bispos do Conselho Permanente da Conferência, Dom Damasceno declarou: “Agradeço pela animação de nosso ministério episcopal e pelas palavras que nos incentiva nesta comunhão com o Santo Padre, sucessor de Pedro. Obrigada pelas sugestões em relação à Escola de Formação dos futuros presbíteros e de formação permanente de nosso clero das Igrejas Particulares”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários