Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Oficinas de Oração e Vida, em Florianópolis, realizam EED
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Florianópolis – Santa Catarina (Segunda-Feira, 27/10/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis, em Santa Catarina, promoverá o Encontro de Experiência de Deus (EED) das Oficinas de Oração e Vida no Recanto Champagnat, no alto do morro da Lagoa da Conceição, na capital catarinense. O evento, aberto a leigos e religiosos, será realizado de 28 de novembro a 3 de dezembro.

De acordo com a coordenadora do grupo de guias Floripa 1 das Oficinas de Oração e Vida, Flora Maria Aparecida Mendes Carneiro, o EED é um método de evangelização, oferecido pelas Oficinas de Oração e Vida e inspirado na espiritualidade do seu fundador, Frei Ignácio Larrañaga. Ela destaca que o evento é aplicado em forma de um retiro espiritual de silêncio, e através de uma metodologia experimentada consegue despertar e saciar a ânsia de Deus e provocar uma transformação vital segundo Jesus Cristo.

Ainda conforme Flora, durante os cinco dias de atividades serão ministrados 18 palestras, sempre intercaladas com tempos fortes, onde os participantes terão a oportunidade de uma experiência pessoal e profunda com o Senhor através da oração pessoal e do silêncio. Ele reforça que o encontro proporciona um conjunto de mensagens e práticas, com as quais os participantes fortificam a fé, curam as feridas da vida, se fazendo amigos e discípulos de Jesus e regressando às suas casas como criaturas novas, fortes e alegres.

“Mediante uma intensa vivência da fé, o participante chega a aceitar as leis humanas da indigência e da precariedade, eliminando as angústias e os medos, as tristezas e ansiedades. E o resultado é uma grande paz. Contemplando a figura de Jesus e pisando suas pegadas, poderão ir adquirindo suas conotações vitais como paciência, compreensão, mansidão, bondade, fortaleza e amor”, completa a coordenadora.

O serviço é transmitido por casais cuidadosamente selecionados e preparados para aplicar os Encontros de Experiência de Deus, segundo os conteúdos e método que Frei Ignácio colocou em prática ao longo de muitos anos. Esses casais são chamados Guias Casais Evangelizadores (GCE) e o casal que estará em Florianópolis será: João Carlos e Santa Terezinha Rausisse, de Jaraguá do Sul (SC).

Oficinas de Oração e Vida

As Oficinas de Oração e Vida iniciaram em Florianópolis em 1989, após frei Ignacio aplicar um EED. Hoje já estão presentes em várias cidades do Estado. As oficinas sempre tiveram grande apoio dos Bispo durante todos esse anos. Em 2013, o atual Arcebispo Dom Wilson Tadeu convidou a coordenação das oficinas para participar do Primeiro Conselho da CNBB Regional Sul 4, onde estiveram presentes todos Bispos do Estado, sacerdotes e lideranças do Regional Sul.

Um dos objetivos dessa participação era ensinar a orar, como ocorre nas Oficinas. Também participaram do primeiro Encontro das Coordenações da Regional Sul 4, que tratou sobre o trabalho do laicato, onde foi apresentada a estrutura de governo das Oficinas de Oração e Vida no Brasil.

As Oficinas consistem num serviço eclesial não dirigido a divulgar uma doutrina, mas uma metodologia com práticas e orientações comprovadamente eficazes para se aprender a orar desde os primeiros passos até as alturas da contemplação. No decorrer dos encontros, o participante vai se transformando em amigo e discípulo do Senhor, assumindo em sua vida a mentalidade e julgamento de valor de Jesus Cristo. O desejo é que as Oficinas sejam viveiros de vocações apostólicas para a revitalização da Igreja.

Disse Frei Ignacio: “Queremos que os Círculos de Oração e Vida sejam um autêntico grupo de seguidores ardentes de Jesus, como aqueles que o rodeavam, o escutavam e o seguiam com entusiasmo e alegria pelos campos da Galileia e da Judéia. Um Círculo de mulheres e de homens abertos compassiva e amorosamente aos últimos da humanidade: aidéticos, cancerosos, solitários, abandonados, agonizantes aqueles que ninguém olha e ninguém gosta, levando-lhes presença e proximidade, consolação e alegria, e desta maneira se identificando com a dimensão samaritana do Evangelho, ao estilo de Francisco de Assis ou Teresa de Calcutá”. (FB com informações da coordenação do retiro)

 
Comentários