Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Fiéis mexicanos preparam homenagem à Nossa Senhora de Guadalupe
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quarta-feira, 05-11-2014, Gaudium Press) No próximo dia 12 de dezembro é a festa de Nossa Senhora de Guadalupe e sua Insígne Basílica receberá na ocasião a milhões de peregrinos procedentes não só do México, mas de diversas partes do mundo, que chegam aos pés do tecido milagroso da “Morena de Tepeyac” para elevar a Ela uma ação de graças e pedir-lhe para que interceda por suas múltiplas necessidades.Fiéis mexicanos preparam homenagem à Nossa Senhora de Guadalupe.jpg

A Basílica e seus arredores se vestem de festa e os peregrinos rendem à Mãe de Deus seu maior tributo. Entre as homenagens está a tradicional Serenata Popular à Virgem de Guadalupe, que ocorrerá no dia 11 de dezembro, é convocada a cada ano pela Basílica Guadalupana e este ano estará dedicada à paz do mundo.

Para a ocasião, diferentes artistas, inspirados por Nossa Senhora dedicam a Ela seu talento e se convertem em transmissores da Fé mariana, característica do povo mexicano. Canto poesia, peças musicais e outras expressões artísticas se encontrarão como preparação aos grandes festejos guadalupanos que ocorrem em dezembro.

Justamente por estes dias a Basílica de Guadalupe está convocando aos grupos e muitos talentos que participarão na Serenata Popular, uma convocatória que estará aberta até o próximo dia 09 de novembro. “Poderão participar com um canto, uma poesia, uma peça musical, uma dança religiosa ou um ritual que tenha um conteúdo guadalupano. Cada participante é responsável por trazer seus instrumentos, músicos de acompanhamento ou pista em CD para interpretação”, diz o convite da Basílica Guadalupana.

As propostas de participação serão avaliadas por um comitê, que decidirá quem fará parte da homenagem à Virgem.

Com a Serenata Popular, que ocorre no dia 11 de dezembro ao cair da tarde, se abrem oficialmente os festejos à Nossa Senhora de Guadalupe, que continuam através de diversas homenagens até a meia-noite, quando se entoam as tradicionais ‘Manhanitas’, ocasião na qual diversos célebres artistas entoam canções à Nossa Senhora. Após isso, a celebração se estende até as 20h do dia 12 de dezembro com as comemorações Eucarísticas, sendo a Missa central a que ocorre ao meio-dia, onde tem lugar a Bênção das Rosas: precioso rito que ocorre anualmente quando os fiéis e peregrinos ofertam flores à Mãe de Deus.

De acordo com a tradição, era a manhã do dia 12 de dezembro de 1531 quando Nossa Senhora de Guadalupe apareceu pela quarta vez ao índio Juan Diego. O acontecimento ocorreu quando o Santo saía em busca de ajuda para seu tio que se encontrava enfermo. No caminho se encontra com a ‘Moreninha’, que lhes diz que seu tio já estava são e lhe pede para subir o monte de Tepeyac onde encontraria algumas rosas, as quais pela época e o lugar não era habitual que florescessem. Após recolhê-las, a pedido da Virgem, o pequeno indígena as leva ao Bispo que vê diante dos seus olhos a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe ser revelada.

Desde então todo dia 12 de dezembro se celebra no México este acontecimento, festividade que se institui oficialmente em 1667 mediante bula do Papa Clemente IX. (GPE/EPC)

 
Comentários