Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santuário de Estreito(SC) completa 70 anos de fundação
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/11/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Florianópolis – Santa Catarina (Quinta-Feira, 27/11/2014, Gaudium Press) Na noite do último dia 25 de novembro, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus, no Estreio, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, festejou os 70 anos de sua fundação. Para marcar a data, foi rezada Missa Solene, presidida pelo Padre Vilmar Vicente e concelebrada pelos Padres José Edgar de Oliveira, Nildo Dubiella e João Cardoso.

Os paroquianos da região entraram com as imagens das padroeiras no início da Celebração Eucarística. No final da cerimônia, todos os devotos foram, em procissão, até o salão paroquial para a confraternização. No dia 25 de novembro de 1944, o Estreito foi eclesiasticamente desmembrado de São José e elevado a Paróquia, tendo como primeiro vigário Frei Felisberto Imhorst.

A nova Igreja Matriz foi inaugurada no dia 14 de janeiro de 1945. Nesta ocasião, o então Arcebispo Metropolitano consagrou a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus e seu altar, com as relíquias dos Santos Mártires Anastácio e Agostinho.

Muitos anos depois, no dia 12 de outubro de 1987, foi criado e instalado o Santuário atendendo a uma antiga aspiração da comunidade e as expressivas manifestações de fé e devoção a Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o mesmo Decreto Episcopal, ficou decidido que permanece inalterado o título da Paróquia: Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus e o seu pároco exercerá, cumulativamente, as funções de Reitor do dito Santuário.

Em comemoração ao ocorrido, houve a substituição da Cruz, que ficava na torre da Igreja, pela imagem de Nossa Senhora de Fátima. Toda em concreto, a imagem mede 4,5 metros de altura e pesa 1,2 toneladas.

A devoção a Nossa Senhora de Fátima continua sobretudo nos dias 13 de cada mês e especialmente em maio a outubro. Trata-se de um dia de oração, que se encerra com a procissão luminosa. Este acontecimento reúne paroquianos e também peregrinos de outras paróquias.

O Santuário ainda tem muitos momentos de oração: Missa todas as noites e às quartas-feiras a tarde para os doentes. Nas quintas-feiras à tarde acontece a adoração e bênção do Santíssimo e a oração diária do terço. (FB)

 
Comentários