Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Semana das Escolas Católicas dos EUA tratará sobre a comunidade de Fé, o conhecimento e o serviço
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Quarta-feira, 21-01-2015, Gaudium Press) Entre os dias 25 a 31 de janeiro se comemorará nos Estados Unidos a “Semana Nacional das Escolas Católicas 2015”. O evento, que é realizado anualmente durante o último domingo de janeiro e a semana que se segue, dará ênfase à importante contribuição acadêmica, de Fé e social que proporciona a educação católica, por isso levará por tema “As escolas católicas: uma comunidade de Fé, conhecimento e serviços”.Semana das Escolas Católicas dos EUA tratará sobre a comunidade de Fé, o conhecimento e o serviço 1.jpg

Uma contribuição à qual faz referência Dom George Lucas, Arcebispo de Omaha, Nebraska, e Presidente da Comissão para a educação pública da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB): “As escolas católicas são um aspecto vital da missão da Igreja de pregar o Evangelho de Jesus Cristo e, para isso, também um aspecto importante de nossa missão de ensinar”. O prelado comenta também que “o êxito das escolas católicas na transmissão da Fé, de geração em geração, é uma luz brilhante na história da Igreja nos Estados Unidos”.

A semana é animada desde o ano de 1974 pela Associação Nacional de Educação Católica (NCEA, por suas siglas em inglês), em união com a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), com o propósito de chamar a atenção sobre o importante rol que exerce a educação católica na sociedade, objeto que se realiza refletindo entorno de um tema específico. Nesta oportunidade o tema, que vem sendo abordado desde o ano de 2015, se refletirá até 2016.

“O tema abarca vários conceitos que se encontram no coração de uma educação católica. Primeiro, os colégios são comunidades -pequenas famílias em seu próprio direito, mas também membros de uma comunidade maior, um lar, a Igreja, cidade e nação-. A Fé, o conhecimento e o serviço são três medidas sobre a qual qualquer escola católica pode e deve ser julgada”, expõem a NCEA em informação sobre a iniciativa.

Em união com esta jornada, desde o ano de 1992 também vem sendo realizado uma campanha de marketing através da qual se busca promover o trabalho que realiza nos Estados Unidos a educação católica, e se convida a cada uma das escolas a dar a conhecer esse trabalho.Semana das Escolas Católicas dos EUA tratará sobre a comunidade de Fé, o conhecimento e o serviço 2.jpg

“O marketing efetivo é essencial para o êxito de uma escola católica no entorno educativo e competitivo de hoje. O que se faz para promover e apoiar, gera consciência do que a escola pode fazer para conservar aos estudantes e atrair a outros novos. Ele pode assegurar que a escola continue cumprindo sua missão proporcionando uma excelente educação acadêmica, cheia de Fé para os residentes de cada comunidade”, expõem a NCEA.

Durante a “Semana Nacional das Escolas Católicas”, se levam a cabo várias atividades em cada uma das instituições educativas, entre elas, celebrações Eucarísticas, jornadas de portas abertas, além de eventos especiais para os estudantes, assim como para os pais de família, paroquianos e comunidade em geral.

Atualmente, por volta de 2 milhões de estudantes recebem educação em uma das 6.600 instituições educativas católicas que tem presença nos Estados Unidos. Os estudantes que participam destas instituições recebem educação que lhes prepara para os desafios que enfrentarão na educação superior. Estima-se que 99% dos estudantes das escolas católicas concluem sua formação secundária, e 85% dos graduados se matriculam na universidade. (GPE/EPC)

 
Comentários