Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


México se prepara para Congresso Eucarístico Arquidiocesano de 2016
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quinta-feira, 22-01-2015, Gaudium Press) 2016 será um ano especial para a Arquidiocese do México já que ocorrerá o II Congresso Eucarístico Arquidiocesano; um evento que convocou em outubro passado o Arcebispo Primaz, Cardeal Norberto Rivera Carrera, no marco do 23º Rosário Vivente que reuniu milhares de fiéis no Estádio Azul da capital mexicana.

México se prepara para Congresso Eucarístico Arquidiocesano de 2016 1.jpg
Com vistas ao encontro Eucarístico, no próximo dia 23 de janeiro se
reunirão pela primeira vez os integrantes do Comitê organizador
do II Congresso. / Foto: SIAME.

“Lhes convido para que, quando estejamos diante de Jesus Sacramentado, peçamos pelo êxito do trabalho pastoral que realizamos na Arquidiocese do México e para que, com entusiasmo, preparemos e realizemos no ano de 2016 nosso Congresso Eucarístico Arquidiocesano”, disse naquela ocasião o purpurado.

Com vistas ao encontro Eucarístico, no próximo dia 23 de janeiro se reunirão pela primeira vez os integrantes do Comitê organizador do II Congresso, que foram apresentados à Igreja que peregrina na Cidade do México pelo Cardeal Rivera durante a peregrinação arquidiocesana à Basílica de Guadalupe no dia 11 de janeiro. Eles são presididos por Dom Pedro Agustín Rivera Díaz, capelão do Templo Expiatório à Cristo Rei, que está a cargo da Comissão de Animação Eucarística da Arquidiocese do México (CANEAM).

“Esperamos poder apresentar um projeto mais definido para a próxima quinta-feira Santa, que será no dia 02 de abril, e estaria já iniciando a preparação espiritual para a quinta-feira de Corpus Christi, no dia 04 de junho. Nossa primeira proposta consiste em que as 40 Horas que realiza cada paróquia, sejam oferecidas pelas intenções do próprio Congresso Eucarístico”, comentou Dom Rivera Díaz.

Entre as iniciativas que já estão projetadas por ocasião do Congresso Eucarístico, está prevista a elaboração de uma ampla catequese impressa entorno de Jesus Sacramentado, assim como atividades, entre elas, animações Eucarísticas, noites de Adoração, Horas Santas, que teria lugar a partir do próximo mês de março, assim como retiros eucarísticos e os conhecidos “Eucaristia Fest”.

México se prepara para Congresso Eucarístico Arquidiocesano de 2016 2.jpg
Custódia Monumental da Catedral Metropo-
litana do México / Foto: SIAME.

90 anos do Primeiro Congresso Eucarístico Nacional

Justamente no passado dia 05 de outubro se comemorou o 90º aniversário do Primeiro Congresso Eucarístico Nacional que se celebrou na Cidade do México no ano de 1924. Um evento que foi crucial para a vida da Igreja de então devido ao contexto histórico no qual teve lugar, posto que a nação mexicana enfrentava a violência e a intolerância religiosa.

Este Congresso Eucarístico esteve inspirado nos Congressos Eucarísticos Internacional que nasceram no ano de 1881 e teve uma especial acolhida entre a comunidade católica. Para tal evento se mandou construir uma monumental custódia de prata de 400 quilos que foi chamada como “o coração espiritual de nossa pátria”.

A custódia foi abençoada no dia 05 de outubro de 1924 e o Congresso trouxe inumeráveis bênçãos e frutos espirituais para os fiéis da época, inclusive vários beatos e santos mexicanos viveram com intensidade, e a partir de suas cidades, este acontecimento.

Já no ano 2000, por ocasião do Jubileu da Encarnação, se levou a cabo o II Congresso Eucarístico Nacional. Para esta ocasião a custódia monumental -que permanece na Catedral Metropolitana- saiu às ruas da capital mexicana. (GPE/EPC)

 
Comentários