Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Uma noite católica para homens: iniciativa nos EUA para tornar-se amigo real de Cristo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/01/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Mineápolis – Estados Unidos (Terça-feira, 27-01-2015, Gaudium Press) É bom reconhecer a realidade. Os homens e as mulheres tem uma forma diferente de ver a vida e, por conseguinte, tem formas distintas de viver sua Fé. Apesar da liturgia da Igreja e o chamado universal à santidade serem os mesmos para todos, muitos homens podem sentir-se fora do lugar em espaços e eventos adicionais que não tem um caráter masculino, seja por sua convocatória geral ou a presença predominantemente feminina nas atividades devotas. Para evitar um distanciamento dos homens da prática da Fé e ajudar-lhes a entender a partir de uma perspectiva masculina a relação pessoal com Cristo, a expressão da Fé e o testemunho diante do mundo, uma iniciativa nos Estados Unidos propõem aos varões um plano: A Noite do Homem Católico (Catholic Man Night).

Uma noite católica para homens.jpg
Os homens tem uma aproximação distinta à Fé e muitos necessitam
desenvolver uma relação próxima com Jesus Cristo.
Foto: George Martell/The Pilot Media Group.

“Para muitos homens católicos, Jesus é abstrato e conceitual. Jesus não é um amigo pessoal próximo, mas um conhecido distante”, comenta a apresentação oficial da iniciativa. “Muitos homens simplesmente não conheceram verdadeiramente a Jesus devido a uma catequese pobre”. Este problema que dá origem à ideia de reunir aos homens em um evento desenhado exclusivamente para eles se expressa também em uma baixa frequência de assistência à Eucaristia, a solução: criar uma relação pessoal com Cristo, e para isto o primeiro passo é conhecê-lo.

“Se chegamos a saber mais de Jesus, não podemos evitar ser impressionados”, expressam os promotores do Catholic Man Night, que afirmam ter “uma fórmula muito simples que funciona”. Os conteúdos ou passos da Noite do Homem Católico são os seguintes: “Nos reunimos para encontrar-nos com Jesus em Adoração. Um sacerdote nos ensina sobre Jesus. Podemos receber o sacramento da Reconciliação. Compartilhamos uma refeição para homens e nos divertimos um pouco. Discutimos como conhecer melhor e imitar a Jesus em nossas vidas cotidianas”.

Estendendo o apostolado aos homens

A ideia é que a atividade permita aos varões passar de uma prática esporádica e distante da Fé, à considerá-la uma parte essencial da vida, encontrando em Cristo uma relação pessoal real para conhecê-lo, amá-lo e servi-lo, garantindo o encontro real através do sacramento da Eucaristia. Catholic Man Night foi fundado em 2009 e acumula até o momento por volta de 4 mil horas de adoração e o testemunho de conseguir que milhares de homens acudam ao sacramento da Penitência. A iniciativa surgiu de um pequeno grupo de homens que criaram um grupo na Arquidiocese de Mineápolis, Estados Unidos, em 2005 e quatro anos depois falaram com seu Bispo, Dom Lee Piché, para desenhar formas nas quais os homens participaram da Nova Evangelização. A primeira Noite do Homem Católico foi realizada em 2010 e contou com a presença de 25 varões.

As características da atividade, que os promotores buscam que seja aplicada nas paróquias por iniciativa local, são um enfoque na figura de Jesus Cristo e a primazia da Adoração Eucarística e a Reconciliação, buscando chegar aos corações através da oração diante do Santíssimo e às mentes pela pregação do sacerdote. Os organizadores recomendam especialmente a liderança do sacerdote, que deve contar com um apoio decidido dos leigos, assim como um ambiente fraternal, a possibilidade de motivar o aprofundamento da formação com rifas de Bíblias, Catecismos e textos espirituais e a discussão aberta das características de um testemunho masculino e contínuo da Fé em todas as dimensões da vida.

A ideia é que cada Noite do Homem Católico seja autosustentável pelas ofertas voluntárias de seus participantes e que se realize com certa periodicidade (a cada dois ou três meses) para motivar o compromisso, elemento fundamental para o êxito da iniciativa. Catholic Man Night provê uma explicação de como deve organizar-se o evento, as funções dos voluntários e conselhos para a preparação das temáticas, assim como livros e recursos recomendados para aqueles que desejem estender esta forma de apostolado. (GPE/EPC)

 
Comentários