Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Relíquia de Dom Bosco e quadro de Maria Auxiliadora peregrinam pelo Equador
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Quito – Equador (Sexta-feira, 06-02-2015, Gaudium Press) No dia 31 de janeiro, festa de São João Bosco, se inaugurou no Equador o percurso que fará pelas jurisdições eclesiais do país em uma relíquia do Santo junto com um quadro de Maria Auxiliadora. Com esta iniciativa os salesianos no país sul-americano se unem aos festejos pelos 200 anos de nascimento de Dom Bosco, cujo aniversário se celebra neste 2015.Relíquia de Dom Bosco e quadro de Maria Auxiliadora peregrinam pelo Equador.jpg

O percurso se iniciou com muita alegria no último sábado, 31, nas obras salesianas da cidade de Machala no marco de uma solene celebração Eucarística, ocasião na qual se recordou o Santo Salesiano como “pai, mestre e amigo da juventude”, e se trouxeram ao presente vários dos fatos biográficos mais representativos do fundador da família salesiana. A Santa Missa foi presidida por Dom Ángel Polivio Sánchez, Bispo de Machala; e contou com a presença do Padre Roberto García, Vigário Inspetorial.

Já para o domingo, 1º de fevereiro, o retábulo com as imagens da Auxiliadora e o Santo, assim como a relíquia, chegou ao templo do Divino Menino no bairro Vontade de Deus, onde permaneceu durante a manhã. Na tarde, o relicário peregrinou ao bairro El Bosque, onde teve um especial recebimento por parte dos jovens, os prediletos de Dom Bosco.

A relíquia chegou na última segunda-feira, 02, na cidade de Zaruma onde permaneceu para a veneração de estudantes, docentes e demais fiéis na Unidade Educativa de São João Bosco.

Há vários anos os salesianos e devotos de Dom Bosco iniciaram um caminho em preparação para comemorar o Bicentenário de seu fundador; um percurso, especialmente de disposição espiritual, que se faz em união com toda a família salesiana ao redor do mundo, que contou, entre outras coisas, com a peregrinação mundial da urna com a relíquia do Santo que partiu de Turim no ano de 2009. Com a passagem desta outra relíquia pelas cidades equatorianas, se quer reviver este evento que reuniu aos salesianos no mundo e serviu para aprofundar no carisma do “Santo da Juventude”.

Como se referiu o Padre Jorge Molina, Inspetor dos salesianos no Equador, ao anunciar em seu país a abertura do Ano do Bicentenário que começou no dia 16 de agosto do ano passado: “Vivamos este acontecimento como uma oportunidade de identificar-nos cada vez mais com o carisma de Dom Bosco e melhorar nossa ação pastoral e educativa entre os jovens”.

Em uma mensagem dirigida aos salesianos do Equador, o Inspetor também sublinhou: “Dom Bosco é patrimônio de toda a Igreja, e a Família Salesiana herdou sua missão apostólica. Por isso, o bicentenário de seu nascimento nos dá a oportunidade de refletir sobre nossa missão entre os jovens e de redescobrir as fontes do carisma salesiano”.

Logo continuou: “O bicentenário do nascimento de Dom Bosco nos motiva a fazer memória de uma herança que hoje segue com uma atualidade surpreendente, e ao mesmo tempo, nos lança a toda a família salesiana em um caminho de fidelidade àquela mesma chamada que ele sentiu, escutou e traduziu em sua vida ao serviço dos demais”.

Além da peregrinação do retábulo com a relíquia, várias foram as iniciativas que se desenvolveram no Equador para celebrar os 200 anos de Dom Bosco, como foi o concurso para a canção oficial do bicentenário, que contou com o impulso do Movimento Juvenil Salesiano. (GPE/EPC)

 
Comentários