Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Guarde o Coração”, presente do Santo Padre aos peregrinos na Praça São Pedro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 23-02-2015, Gaudium Press) – A pedido do Papa Francisco, após a oração mariana do Angelus nesse Primeiro domingo da Quaresma, foram distribuídos aos presentes na Praça São Pedro um pequeno livro de bolso, intitulado “Guarde o coração”.

papa_francisco.jpg
 Foto Radio Vaticano

Com ele o Papa desejava oferecer subsídios aos peregrinos para bem viverem a Quaresma: “Este livrinho recolhe alguns ensinamentos de Jesus e os conteúdos essenciais de nossa fé, como por exemplo, os Sete Sacramentos, os dons do Espírito Santo, os dez mandamentos, as virtudes, as obras de misericórdia.

Cada um pegue um livrinho e leve consigo, como ajuda para a conversão e o crescimento espiritual, que parte sempre do coração: alí onde se joga a partida das escolhas cotidianas entre o bem e o mal, entre mundanidade e Evangelho, entre indiferença e partilha.

A humanidade tem necessidade de justiça, de paz, de amor e poderá ter isto somente retornando com todo o coração a Deus, que é a fonte de tudo isto.
Peguem o livro, leiam-no todos”.

Quaresma, conversão coragem

“Nós devemos nos tornar cristãos corajosos”. Coragem vem de “cor”, coração. O programa traçado pelo Papa Francisco nas trinta páginas do pequeno livro, salienta que para se tornar corajosos, os cristãos devem partir do coração.

O Papa tem em mente que na Quaresma, de fato, ressoa todo apelo à conversão da vida, a partir do coração, ali onde se joga a partida das escolhas concretas, cotidianas, entre o bem e o mal, entre mundanidade e Evangelho, entre indiferença e partilha, entre fechamento egoísta e generosa abertura a Deus e ao próximo.

Nesta perspectiva, a publicação que foi distribuída traz aspectos do ensinamento de Jesus aos discípulos, tirados dos capítulos 5 a 7 de Matheus.

São apresentadas também as fórmulas essenciais da fé professada, celebrada e praticada como o Credo, as virtudes teologais, os Sacramentos, os mandamentos, as obras de misericórdia corporal e espiritual, as quatro virtudes cardeais e os sete vícios capitais, tudo com breves explicações do Catecismo da Igreja Católica.

O livreto do Papa Francisco trata dos Sacramentos. E a Confissão ocupa um lugar de destaque nas últimas páginas.
Através de trinta e quatro interrogações sobre o mal cometido e o bem omitido em relação a Deus, ao próximo e a si mesmo, é ilustrado o porquê confessar-se, como confessar-se e o que confessar, percurso concluído com a apresentação de um exame de consciência e o Ato de Contrição.

Guarde bem o teu coração!

“Ter um coração misericordioso não significa ter um coração débil. Quem quer ser misericordioso precisa de um coração forte, firme, fechado ao tentador mas aberto a Deus; um coração que se deixe impregnar pelo Espírito e levar pelos caminhos do amor que conduzem aos irmãos e irmãs; no fundo, um coração pobre, isto é, que conhece as suas limitações e se gasta pelo outro”, diz o Papa Francisco em sua Mensagem para a Quaresma 2015. (JSG)_

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

 
Comentários