Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


CNBB apresenta subsídios para a Jornada Diocesana da Juventude
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/03/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Segunda-feira, 02-03-2015, Gaudium Press) No próximo Domingo de Ramos, a ser celebrado pela Igreja Católica no dia 29 de março, deverá acontecer em todas as dioceses do país a 30º edição da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em âmbito internacional, que ocorrerá em julho de 2016, em Cracóvia, na Polônia.

CNBB apresenta subsídios para a Jornada Diocesana da Juventude.jpg

Neste ano, a JDJ tem como tema proposto a reflexão da 6ª Bem-Aventurança: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8), escolhido pelo Papa Francisco. Em vista disso, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB promove a divulgação de um subsídio para animação, estudo e oração dos fiéis participantes da iniciativa.

Segundo o bispo auxiliar de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e presidente da Comissão para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, o texto deseja “contribuir com as dioceses e comunidades eclesiais de todo o Brasil para que possam dar continuidade ao espírito da JMJ”, promovendo dessa forma o aprofundamento da temática, “trazendo reflexões e propostas para concentrações com os jovens, reunindo as expressões que atuam na evangelização da juventude, em clima de unidade e em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade, preparando a Semana Santa”.

Além disso, Dom Eduardo Pinheiro afirmou que assim como a Igreja no Brasil, pretende estimular as dioceses a promoverem a vida da juventude, “conduzindo os jovens a uma real experiência de Fé e estimulando-os a irem ao encontro daqueles jovens que estão com o coração ferido”.

Para a próxima edição da Jornada Diocesana da Juventude, as dioceses brasileiras vêm organizando atividades com os jovens, desde encontros espirituais até celebrações eucarísticas, vigílias de oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Carta do Papa Francisco pela 30º Jornada Diocesana da Juventude (JDJ)

No intuito de contribuir para a vivência da juventude na Jornada deste ano, o Santo Padre enviou mensagem sobre a sexta Bem-aventurança.

“Queridos jovens, como vedes, esta Bem-aventurança está intimamente relacionada com a vossa vida e é uma garantia da vossa felicidade. Por isso, repito-vos mais uma vez: tende a coragem de ser felizes!”, escreve Francisco.

Ainda conforme o Pontífice, “a Jornada Mundial da Juventude deste ano conduz à última etapa do caminho de preparação para o próximo grande encontro mundial dos jovens em Cracóvia, no ano de 2016”.

“Precisamente há trinta anos, São João Paulo II instituiu, na Igreja, as Jornadas Mundiais da Juventude. Esta peregrinação juvenil através de todos os Continentes, sob a guia do Sucessor de Pedro, foi verdadeiramente uma iniciativa providencial e profética. Juntos, damos graças ao Senhor pelos preciosos frutos que a mesma produziu na vida de tantos jovens por toda terra.

“Quantas descobertas importantes, sobretudo as de Cristo, Caminho, Verdade e Vida, e da Igreja como uma família grande e acolhedora! Quantas mudanças de vida, quantas decisões vocacionais brotaram daqueles encontros! O Santo Pontífice, Padroeiro das JMJ, interceda pela nossa peregrinação rumo à sua Cracóvia. E o olhar materno da Bem-aventurada Virgem Maria, a cheia de graça, toda bela e toda pura, nos acompanhe neste caminho”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários