Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arcebispo do Chile exorta os fiéis a serem “pessoas pascais”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Concepción – Chile (Terça-feira, 07-04-2015, Gaudium Press) Uma mensagem profunda e carregada de esperança entregou ao Arcebispo da Santíssima Concepción, Dom Fernando Chomali, às centenas de fiéis que desde cedo lotaram a Catedral e que participaram da Vigília de Páscoa da Ressurreição no último sábado, 04 de abril. Com muita devoção os assistentes acompanharam cada um dos momentos da solene eucaristia, entoando com gozo os salmos da liturgia.

Arcebispo do Chile exorta os fiéis a serem _pessoas pascais_ 1.jpg

Em sua homilia, o prelado se questionou, à luz dos conflitos internacionais e das últimas situações de dor ocorridas no país e no mundo inteiro, se Jesus está ainda no sepulcro. “Um se pergunta: Está deus no sepulcro ou ressuscitou? E também, respeito de minha própria vida, não há que ir muito distante. Um se pergunta se outro também segue crucificando a Jesus, quando está fechado em si mesmo, quando são se preocupa com os demais; quando faz práticas religiosas, mas é indiferente ao próximo”, refletiu.

Neste mesmo sentido, Dom Chomali foi enfático em sustentar que “os chilenos são mais sentimentais que solidários, porque quando vemos que alguém sofre lhe damos algo, mas não somos capazes de postergar um fim de semana ou deixar passá-lo bem. Vamos também matando ao Senhor e pareceria que o mistério mais obscuro do ser humano aparece nestas circunstâncias; quando vemos o sepulcro e perguntamos o que passou com Jesus?”.

Ser sinal de esperança

No entanto -continuou o Bispo- a dor e a morte não são a última palavra, nosso futuro está em Deus. Ele é nossa esperança e nEle devemos buscar nossas respostas. “Toda outra esperança é um raio de luz que nos brilha, mas que não nos ilumina. A esperança está nesta luz, a luz de Cristo, que ressuscitou e se mantêm em meio de nós e que nos pede que sejamos como Ele”, disse.

E acrescentou: “Portanto, entremos na paradoxa mais impressionante. Tudo o que brilha termina sendo nada e tudo o que cheira a escuridão, que é a morte de Jesus, termina sendo a esperança. É aí o que nos orienta, que nos dá um sentido e converte nossos corações”.

Quase ao término de sua alocução, Dom Chomali manifestou aos fiéis presentes seu convencimento que a credibilidade da Igreja não virá por estruturas muito potentes, nem por marketing, mas que “a credibilidade virá quando nós nos tornarmos sinais de esperança; quando formos capazes de iluminar a escuridão dos outros, com a luz de Jesus Cristo; quando fizermos brilhar o mistério da esperança em nossos próprios corações, para sermos capazes de conhecer a luz que brota da Cruz com o fez o bom ladrão; quando formos capazes de perdoar a mulher adúltera, quando sejamos capazes de olhar com simpatia ao não crente e sobretudo ao pecador, que é por quem Cristo deu a vida. Quer dizer, por cada um de nós”.

Arcebispo do Chile exorta os fiéis a serem _pessoas pascais_ 2.jpg

Finalmente o pastor comentou que pediu a Deus que nesta Páscoa encha os corações dos cristãos com alegria, para que resplandeça sua bondade através do exemplo de vida e entrega aos demais. “Deus quer que cada um de nós sejamos homens e mulheres realmente pascais, e capazes de ver a luz de Cristo em meio da escuridão”, concluiu. (GPE/EPC)

 
Comentários