Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Medellín anuncia Congresso sobre a Vida Consagrada
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Medellín – Colômbia (Quarta-feira, 08-04-2015, Gaudium Press) Entre os dias 22 e 23 de maio próximos se levará a cabo em Medellín, Colômbia, um congresso sobre a Vida Consagrada que reunirá sacerdotes, religiosos, religiosas e comunidades cristãs da Arquidiocese de Medellín. O evento, promovido pela jurisdição eclesial em união com a Conferência de Religiosos da Colômbia (CRC) e a Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB), é enquadrada nas comemorações pelo Ano da Vida Consagrada que se celebra neste ano de 2015, e levará por tema “Escutemos a Deus onde a Vida Consagrada clama. Horizontes de novidade na vivência de nossos carismas hoje”.

Arquidiocese de Medellín anuncia Congresso sobre a Vida Consagrada 1.jpg

O objetivo do Congresso é o de comemorar o 50º aniversário do Decreto ‘Perctae Caritatis’, sobre a adequada renovação da Vida Religiosa, do Concílio Vaticano II; além de celebrar o Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco, e preparar a XIX Assembleia Geral da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), que se realizará em Bogotá entre os dias 18 e 21 de junho.

Desta maneira, como sublinha a Arquidiocese de Medellín em uma nota à imprensa, com o evento se propõem “vislumbrar o que está morrendo e o que está nascendo no momento presente da Vida Consagrada; discernir os sinais que nos revelam novos modos de viver os carismas; refletir sobre as instituições que garantem um novo paradigma eclesial e religioso, e celebrar o re-encanto da Fé e da vocação”.

A conferência inaugural estará a cargo de Dom Ricardo Tobón Restrepo, Arcebispo de Medellín. Também participarão os sacerdotes e docentes da Faculdade de Teologia da UPB Hernán Cardona, SDB, e Tarcisio Gaitán; assim como o Padre Víctor Martínez, SJ, da Conferência de Religiosos da Colômbia (CRC).

“‘Saí fora’, a partir de João Paulo II”, “Betânia – Profecia”, “A esperança” e “Dimensão contemplativa de toda a vida consagrada”, serão os temas que se abordarão durante o Congresso; além de aprofundar no Decreto ‘Perctae Caritatis’.

Responder com espírito generoso a divina vocação

Este Decreto, assinado pelo Papa Paulo VI, no dia 28 de outubro de 1965, com o beneplácito dos Padres do Concílio Vaticano II, estabelece normas de renovação e acomodação para os Institutos de Vida Consagrada, para que “respondam com espírito generoso a sua divina vocação já a missão que nestes tempos tem na Igreja”.

Arquidiocese de Medellín anuncia Congresso sobre a Vida Consagrada 2.jpg

“O Sagrado Concílio aprecia em grande maneira seu gênero de vida virginal, pobre e obediente, cujo modelo é o mesmo Cristo Senhor, e põem uma firme esperança na fecundidade de suas atividades tanto ocultas como manifestas. Todos os religiosos, pois, devem infundir a mensagem de Cristo em todo o mundo pela integridade da Fé, pela caridade para com Deus e para com o próximo, pelo amor à Cruz e a esperança da glória futura, a fim de que seu testemunho seja patente a todos e seja glorificado nosso Pai que está nos céus”, conclui o Decreto. (GPE/EPC)

 
Comentários