Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


A apologética não busca debater, mas evangelizar, recorda sacerdote e teólogo filipino
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Manila – Filipinas (Quarta-feira, 08-04-2015, Gaudium Press) Como parte da formação espiritual dos apologetas (defensores da Fé) acreditados pela Arquidiocese de Manila, Dom Sabino Vengco, Professor de Teologia Sistemática e Sacramental, recordou aos assistentes que a missão do defensor da Fé é antes de tudo evangelizadora.

A apologética não busca debater, mas evangelizar, recorda sacerdote e teólogo filipino.jpg

“Um defensor, um apologeta, é basicamente um evangelizador”, recordou o Professor da Escola Loyola de Teologia. “Uma vez que se compreende isto, vocês já podem estar preparados contra os extremos”. Em sua conferência, Dom Vengco motivou aqueles que se formam em defesa da Fé a buscar sempre levar as pessoas ao encontro pessoal com Jesus Cristo.

“A Apologética é uma forma de evangelização”, acrescentou. “Se o que fazemos é evangelização, queremos compartilhar a Verdade, e a Verdade é Jesus Cristo. A Verdade é uma pessoa”. Por este motivo, indicou, não se busca iniciar discussões para demonstrar o conhecimento ou para vencer ao contraditor, mas que “nosso objetivo final seja para que as pessoas provem a alegria na doçura da verdade”.

Esta evangelização deve ser acompanhada do testemunho e o amor, afirmou, já que “a verdade que dá a vida é a verdade que é oferecida com caridade”. Da mesma forma indicou que o apologeta deve expressar a unidade da Fé nas matérias que assim o requerem, a liberdade que a Igreja concede com respeito a temas não essenciais (como a aceitação de revelações privadas) e em todos os casos o amor característico do seguimento a Cristo. (GPE/EPC)

 
Comentários