Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja do Uzbequistão evangeliza através da beleza
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tashkent – Uzbequistão (Segunda-feira, 20-04-2015, Gaudium Press) Uzbequistão conta com uma povoação majoritariamente muçulmana, aproximadamente 80 por cento de seus 2 milhões e meio de habitantes. E cerca de 8 por cento são cristãos, sento estes em sua maioria os protestantes e cristãos ortodoxos. Mas a pequena comunidade católica recebe o constante influxo do Espírito Santo, por exemplo na passada páscoa da ressurreição. Na capital, Tashkent, só há 400 católicos.

Na Catedral Católica do Sagrado Coração de Jesus, 8 adultos foram batizados durante a Vigília Pascal, e no dia seguinte, o domingo de Páscoa, o fizeram 8 crianças entre os 10 e 12 anos. Eles não poderiam ter permanecido atentos durante o longo tempo que durou a Vigília do dia anterior.

A Catedral estava esplêndida, “decorada com muitas flores, por um sacerdote franciscano para a celebração da ressurreição de Cristo”, expressa Dom Jerzy Maculewicz, administrador apostólico no Uzbequistão. Inclusive alguns não crentes “entravam e saiam para admirar a maravilha das decorações”. “Por meio da beleza de nossa igreja, o Ressuscitado se mostra aos não crentes”, continua Dom Maculewicz.

“A gente aqui não é muito rica”, explica. “Portanto, usam ônibus e bondes para mover-se. Às vezes se necessita mais de uma hora para chegar à Catedral. Mas isto não impediu que os fiéis participassem em grande número na liturgia de Quinta-feira Santa e Sexta-feira Santa”.

“A Igreja Católica de Tashkent é internacional, com missa celebrada em ao menos três idiomas: inglês, russo e coreano. Posto que não há missam em uzbeko, a liturgia se celebra nas principais línguas dos fiéis: inglês pelo pessoal de várias missões diplomáticas em Tashkent e um ramo da Universidade Politécnica de Turim; Russo, já que é o idioma mais utilizado; e Coreano devido a presença de muitos empresários da Coreia do Sul. A cada domingo, ao menos 300 pessoas participam do serviço”.

Dom Maculewicz ressalta que um dos momentos de auge na vida da pequena comunidade católica, é “a adoração Eucarística a cada primeira sexta-feira do mês, junto com as confissões”. “Para nós é um importante momento porque, graças à presença de sacerdotes, muitos dos fiéis podem ter confissão”, assegura.

Em todo Uzbequistão há cinco paróquias, nas principais cidade. E em todas elas, a graça exerce sua ação salvífica. (GPE/EPC)

 
Comentários