Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Papa, na Audiência Geral: “família é a obra-prima da sociedade”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 29-04-2015, Gaudium Press) – Peregrinos de todo o mundo aguardavam o Papa Francisco na Praça São Pedro, na manhã de hoje, (29/04), para participarem da tradicional Audiência Geral das quartas-feiras.papa_francisco.jpg

O Papa fez a sua 12ª catequese dedicada à família. E, desta vez, a atenção do Pontífice foi mais centralizada no Matrimônio.

Bodas de Caná

Relembrando o episódio das Bodas de Caná, narrado pelos Evangelhos, o Papa destacou que a presença de Jesus nas bodas nos revela de modo novo a bondade e dignidade do matrimônio aos olhos de Deus.

Ele é portador de uma mensagem mais atual do que nunca, sobretudo levando em conta que em muitos países aumentam as separações e diminui o número de matrimônios autênticos.

O Pontífice disse que “a dificuldade de permanecer juntos – seja como casal, seja como família – leva a romper os laços com sempre maior frequência e rapidez, e precisamente os filhos são os primeiros a sofrer as consequências. Se você experimenta desde criança que o casamento é uma ligação ‘a tempo determinado’, inconscientemente você vai ser assim. De fato, muitos jovens são levados a desistir do projeto de um vínculo irrevogável e de uma família duradoura”.

Obra Prima

Depois de deixar de lado o texto de sua catequese, Francisco improvisou: “Isto nos faz recordar o livro do Gênesis, quando Deus termina a obra da criação e realiza sua obra-prima; a obra-prima é o homem e a mulher. E aqui Jesus começa os seus milagres com esta obra-prima, em um casamento, em uma festa de núpcias: um homem e uma mulher.

Assim, Jesus nos ensina que a obra-prima da sociedade é a família: o homem e a mulher que se amam! Esta é a obra-prima”.

O Santo Padre continuou seus ensinamentos afirmando acreditar que nós precisamos pensar muito seriamente sobre por que muitos jovens “não querem” se casar, apesar de quase todos desejarem uma segurança afetiva estável e um matrimônio sólido.

As dificuldades, acentuou o Papa, não são apenas de carácter econômico, apesar de serem verdadeiramente sérias. Muitos afirmam que a mudança ocorrida nestes últimos decênios teve início com a emancipação da mulher. Isso não é um argumento válido, disse o Pontífice.

A realidade

“Na realidade, quase todos os homens e mulheres sonham com uma segurança afetiva estável, um matrimônio sólido e uma família feliz. A família aparece acima nas preferências dos jovens, mas, com medo de falir, muitos a descartam; e este medo de falir é talvez o maior obstáculo para aceitar a palavra de Cristo, que promete a sua graça à união conjugal e à família”, foram palavras do Papa.

Matrimônio e festa

Francisco recordou que em Caná, Jesus não só participou das Bodas, mas salvou a festa com o milagre do vinho e reafirmou:

“Os cristãos quando se casam ‘no Senhor’, são transformados num sinal eficaz e duradouro do amor de Deus: o matrimônio é uma festa que se renova nas sucessivas estações da vida dos esposos. O testemunho mais persuasivo da bênção do matrimônio cristão é a vida boa dos esposos cristãos e da família. Não há modo melhor para manifestar a beleza deste sacramento”. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

 
Comentários