Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós em Guarapuava
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Guarapuava – Paraná (Segunda-Feira, 04/05/2015, Gaudium Press) O Papa Francisco é devoto de muitos santos e santas, mas, provavelmente, nenhuma devoção supera o carinho que ele tem por Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Assim como o pontífice, muitas paróquias e comunidades em todo mundo também são devotos da santa. É o caso da Paróquia Santos Anjos, da Diocese de Guarapuava, no Paraná, que, pelo terceiro ano consecutivo, realiza a novena de Nossa Senhora Desatadora Nós.desatadora_dos_nos.jpg

Os organizadores da atividade programaram encontros em todas as quartas-feiras, às 19h30, com início no dia 6 de maio e término no dia 2 de julho. A novena será realizada na matriz da Paróquia Santos Anjos, que fica localizada no Bairro São Cristóvão, próximo ao Detran, em Guarapuava. O pároco da paróquia, Padre Reonaldo Pereira da Cruz, convida as famílias, amigos, vizinhos, parentes e todos os interessados para participarem do evento e prestarem sua homenagem à santa.

O Papa descobriu a devoção durante sua estadia na Alemanha, na década de 1980. Depois de conhecer o significado de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, o Pontífice se entusiasmou e resolveu divulgar a devoção em seu país, na Argentina, onde agora a imagem é venerada por milhares de fiéis da nação portenha.

O amor a Nossa Senhora Desatadora dos Nós entre os fiéis argentinos cresceu tanto que a paróquia que o Papa Francisco presenteou com o primeiro quadro, se transformou em um Santuário pela quantidade de pessoas que vão ali todos os dias para recorrer à Mãe de Deus.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

O título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, surgiu em 1700, com uma pintura do artista alemão Johann Schmidtner. A pintura, de 1,10 metros de largura por 1,82 metros de altura, encontra-se na capela de St. Peter am Perlach, em Augsburgo, na Alemanha. Maria é representada como a Imaculada Conceição e sua festa é celebrada no dia 8 de dezembro.

O artista, ao criar este painel, se inspirou no trecho de Apocalipse 12,1: “Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol, a lua debaixo de seus pés, e na cabeça uma coroa de doze estrelas”; e na frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou”.

A imagem retrata o Espírito Santo derramando suas luzes, e um dos anjos entregando a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados e frouxos, que simboliza a nossa culpa original. Outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos, significando uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.

Na parte inferior do quadro, percebe-se uma área escura, simbolizando as sombras que dominam a terra. Nessa escuridão, vê-se um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha. Na interpretação de muitas pessoas, trata-se do arcanjo Rafael, que acompanha Tobias e o ajuda a encontrar Sara, sua esposa, escolhida por Deus. A pintura não demorou a se tornar objeto de culto dentro dos limites de Augsburg e depois se espalhando pelo mundo todo.

Assim, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a tirar todos os males de aflições que nos escravizam e nos tornam infelizes e pessimistas, dando-nos a verdadeira liberdade que só seu filho Jesus Cristo pode nos dar. (FB)

 
Comentários