Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Jovens argentinos veneram a histórica Cruz de Matará
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santiago del Estero – Argentina (Sexta-feira, 08-05-2015, Gaudium Press) 270 jovens da jurisdição de Santiago del Estero, na Argentina, entre a noite do dia 1º de maio e a manhã do sábado, 02, caminharam desde Añatuya até Matará para participar da festa da Cruz Catequística do Bom Jesus, com a qual se evangelizou esta região. A Cruz original foi levada em procissão para recebê-los, e todos juntos percorreram as ruas do povoado para chegar diante do histórico templo. A Missa central foi presidida pelo administrador diocesano, presbítero Hernán González Cazón. A 23ª edição da peregrinação juvenil foi organizada pela Pastoral de Jovens da Diocese de Añatuya, que concentrou aos jovens na cidade sede episcopal e os alentou a percorrer os 70 quilômetros que existem até a pequena localidade.

Por volta do meio-dia, os peregrinos chegaram à entrada do povoado. A Cruz original foi levada em procissão para recebê-los, e todos juntos percorreram as ruas do povoado até chegar diante do histórico templo.

A Cruz de Matará testemunha a evangelização do continente e a criatividade e o esforço dos primeiros missionários por enculturar o Evangelho nas culturas nativas. Deve seu nome aos matarás, uma tribo que habitava o sudeste de Santiago del Estero, então capital de Tucumán. Estima-se que a Cruz foi talhada por volta do ano de 1594.

O primeiro Bispo de Añatuya, Dom Jorge Gottau CSsR, entrou em conversações com a mencionada família para voltar ao culto da antiga relíquia. A Cruz foi entronizada na Catedral de Añatuya na esperança de que se construísse um templo em Matará para alberguar a Cruz. A iniciativa se cumpriu e o mesmo prelado foi o encarregado de transladar o crucifixo ao seu terreno de origem. (GPE/EPC)

 
Comentários