Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Foi a mãe que, junto com o pai, nos comunicou a Vida”, diz o Bispo de Santa Cruz do Sul
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 13/05/2015, Gaudium Press) Em seu mais recente artigo, Dom Canísio Klaus, Bispo da Diocese gaúcha de Santa Cruz do Sul, afirma que no segundo domingo deste mês as atenções das comunidades, escolas, meios de comunicação social e comércio se voltam para as mães. Para ele, é um dia em que todos os filhos procuram homenagear suas mães, e quem já não mais pode contar com ela aqui na terra, a recorda em suas orações.Dom Canísio Klaus.jpg

O Prelado também recorda que na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, a ser celebrado no dia 17 de maio, o Papa Francisco falou da família que comunica. Ele aproveita a sua inspiração, destacando a mãe como comunicadora, pois foi a mãe que, junto com o pai, nos comunicou a Vida.

Segundo o Bispo, a vida tem sua origem em Deus, porque foi dele o sopro primordial que deu vida às plantas, aos animais e aos seres humanos. Para Dom Klaus, a partir daquele sopro inicial, a vida foi sendo comunicada de pai/mãe para filho/filha. A ordem dada por Deus aos nossos primeiros pais foi: “Sede fecundos e multiplicai-vos” (Gn 1,28).

“Foi a mãe que nos comunicou a linguagem. É o que expressamos quando dizemos que nos comunicamos na língua materna. A linguagem, não se refere apenas à fala, mas também às expressões do olhar, do sorriso nos lábios ou da lágrima nos olhos. Se refere à comunicação do abraço, do beijo, do aperto de mão, do aceno para com quem vai embora”, avalia.

Além disso, o Bispo salienta que foi a mãe que nos ensinou a nos comunicarmos com as outras pessoas, respeitando os mais velhos e sendo fraternos com os irmãos e colegas. Conforme ele, sem este ensino, muitos de nós seríamos “uns brutos” e não saberíamos dialogar e nem conviver.

Por fim, Dom Klaus enfatiza que foi a mãe que nos ensinou a nos comunicarmos com Deus, e é esta a experiência que ele pessoalmente teve e que a maioria das pessoas tem. Ele lembra que as primeiras orações que aprendeu a rezar lhe foram ensinadas pela mãe, e hoje ele se conforta em saber que as mães das comunidades da região continuam a ensinar esta forma de comunicação aos seus filhos. O Prelado ainda faz um pedido para que as mães que, eventualmente, não estão zelando por esta forma de comunicação, ensinem seus filhos a rezar e se comunicarem com Deus, pois é uma bela herança que podem deixar para os filhos.

“Elevo a Deus a minha prece por todas as mães. Deus há de olhar com carinho para vocês que, na sua ternura, comunicam a vida e ensinam suas filhas e seus filhos a se comunicarem entre si e com o Altíssimo. E, para isso, também invoco a proteção de Maria Santíssima, que apresentou seu filho Jesus no Templo e lhe ensinou a linguagem do seu povo. Deus vos abençoe e a Mãe Maria de Nazaré vos inspire e proteja”, conclui. (FB)

 
Comentários