Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Para anunciar Jesus é preciso primeiro fazer um encontro com Ele”, diz o Bispo de Erechim
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Erechim – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 28/05/2015, Gaudium Press) “O compromisso dos batizados com a comunidade” é o tema do artigo semanal de Dom José Gislon, Bispo da Diocese de Erechim, no Rio Grande do Sul. Ele afirma que na 53ª Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil, realizada em Aparecida (SP), de 15 a 24 de abril deste ano, foram aprovadas as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período de 2015 a 2019.

Segundo o Prelado, tendo como inspiração também a Evangelii Gaudium, as diretrizes procuram fomentar a ação pastoral da Igreja nas várias realidades, mas ao mesmo tempo apontam caminhos para um contexto presente também na vida das nossas comunidades. Nelas, reforça o Bispo, as questões pessoais acabam, muitas vezes, contagiando a caminhada de fé da comunidade e não raro levando-a a experimentar a “crise do compromisso comunitário”.

O Papa Bento XVI, no seu Discurso Inaugural, por ocasião da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida, em maio de 2007, ao manifestar-se sobre os leigos na Igreja disse: “Nesta hora em que a Igreja deste Continente se entrega plenamente à sua vocação missionária, lembro aos leigos que são também Igreja, assembleia convocada por Cristo para levar seu testemunho ao mundo inteiro. Todos os homens e mulheres batizados devem tomar consciência de que foram configurados com Cristo Sacerdote, Profeta e Pastor, através do sacerdócio comum do Povo de Deus. Devem sentir-se corresponsáveis na construção da sociedade segundo critérios do Evangelho, com entusiasmo e audácia, em comunhão com os seus Pastores”.

Para Dom Gislon, a comunidade precisa colocar-se na escuta de Deus, para viver a dimensão do ser Povo de Deus. Ele acredita que sem vida de oração, que fortalece a comunhão entre seus membros e com Deus, dificilmente uma comunidade sobrevive como comunidade cristã e não podemos manter a nossa fé no Senhor Jesus, se não estamos abertos à ação santificadora do Espírito Santo na Igreja e na comunidade.

Por fim, o Bispo salienta que o compromisso de todo batizado é anunciar e testemunhar Jesus Cristo. Mas para anunciá-lo é preciso primeiro fazer um encontro com Ele. De acordo com ele, do encontro com o Senhor Jesus, nasce a conversão e a vivência comunitária da fé.

“Contudo, a fé dos que encontraram o Senhor não é indiferente, mas busca testemunhar a alegria de ter encontrado o Mestre, vivendo a ação missionária de forma acolhedora também na vida da comunidade”, conclui. (FB)

 
Comentários