Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Centro Televisivo Vaticano apresenta documentário sobre o mistério do Santo Sudário
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 09-06-2015, Gaudium Press) “Síndone. História de um mistério”, é o título do mais recente documentário apresentado pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV), produzido por ocasião da ostentação extraordinária do Santo Sudário que ocorre por estes dias na Catedral de Turim, e por ocasião da visita que o Papa Francisco realizará à cidade italiana entre os dias 21 e 22 de junho.

Em entrevista com a Rádio Vaticano, Dom Dario Edoardo Vangnò, Diretor do CTV, comentou que a produção audiovisual “é a história de um mistério porque a tela da Síndone constitui em si um mistério em seus dados, mas sobretudo por aquele que representa”.

“Para nós os crentes, independentemente dos resultados da ciência, este linho faz referência a um homem que sofreu, que foi morto na Cruz e mostra com evidência ao homem dos Evangelhos. Para um não crente, se converte simplesmente em uma tela sobre a qual se podem realizar novos estudos”, acrescentou.

Disse também que o documentário “foi preparado em vista da visita do Papa Francisco a Turim e se converte em ocasião importante também para uma catequese e um aprofundamento (…) Creio que uma imagem como a Síndone é rica para o olhar de quem olha. Para nós, fitá-la de forma cristã, significa reconhecer ali um mistério que é o mistério de Cristo morto e ressuscitado, e, sobretudo, como diz o Papa Francisco, mais que olhar o Sudário, mais que um olhar curioso, é o olhar que se deixa atrair pelo olhar do Santo Sudário”.

A produção audiovisual contou com a colaboração de jornalistas e escritores, entre eles o vaticanista e autor de um livro sobre o Sudário, Andrea Tornielli, que disse à Rádio Vaticano que o documentário mais que entrar nas teses relativas à autenticidade do Sudário, se centra na imagem, naquilo que contêm: “É uma imagem que, objetivamente, segue sendo misteriosa por como está formada e segue sendo um espelho fiel da história dos Evangelhos da Paixão. Este é o motivo pelo qual milhões de pessoas vão var a Síndone. O ponto é o mistério da imagem, aquilo que esta imagem evoca e reclama”.

“Creio que o Santo Sudário não deixa indiferente a ninguém que se põem diante dele”, acrescentou.

O documentário, dado a conhecer na semana passada, foi uma realização conjunta entre a CTV e a Oficina de Comunicação. Em união a ele também se produziu um especial de 15 minutos no qual se propõem a imagem do Homem da Síndone, com a tecnologia do ‘modelling’ e de outras técnicas avançadas, que reúnem a informação tridimensional do Sudário. “Esta é uma experiência nova, uma pós-produção que foi possível graças a um grupo tecnológico muito refinado. Será pela primeira vez a apresentação virtual de uma imagem tridimensional daquele corpo que foi envolvido no Linho”, comentou Dom Viganò.

No próximo dia 21 de junho, quando o Santo Padre viajar para Turim e visitar o Santo Sudário, o documentário será apresentado através do canal de televisão TV 2000. Também estará disponível em DVD.

A ostentação extraordinária do Santo Sudário, que se desenvolverá atualmente na Catedral turinesa, começou oficialmente no dia 19 de abril e culminará no dia 24 de junho. O evento ocorre em união com as celebrações do Bicentenário de Nascimento de São João Bosco, que se desenvolverão especialmente na cidade espanhola. (GPE/EPC)

 
Comentários