Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Milhares de cadeirantes visitam o Santo Sudário de Turim
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Turim – Itália (Segunda-feira, 15-06-2015, Gaudium Press) Desde que se iniciou a exposição extraordinária do Santo Sudário de Turim no último dia 19 de abril, as pessoas enfermas e com alguma deficiência física foram os convidados especiais; mas sua participação foi massiva no último dia 10 de junho, quando mais de mil pessoas -incluindo pacientes e seus cuidadores- visitaram o Sudário em um dia dedicado a eles.

Milhares de cadeirantes visitam o Santo Sudário de Turim1.jpg

De acordo com Giovanni Federici, responsável do Serviço para as pessoas com deficiência, uma vez termine a ostentação do Sudário “será como se tivéssemos feito, empurrando as cadeiras de rodas, uma longa viagem ao redor do mundo com mais de 24 mil quilômetros percorridos”, já que -como comenta- “temos 25 voluntários por turno para um total de 4 turnos no dia. Cada um deles faz dois giros, por cada giro se percorrem 2 quilômetros: um total de 200 voltas e 400 quilômetros por dia, que multiplicados pelos dias da ostentação equivale apropriadamente ao dar-lhe a volta ao mundo”.

Os organizadores da exposição pensaram praticamente em todas as pessoas com deficiência, entre elas os cegos, que desde que se iniciou a ostentação tiveram a possibilidade de ‘ver’ com suas mãos o Santo Sudário, graças à réplica tridimensional da Síndone que por meio do tato oferece detalhes dos sinais do sofrimento da Paixão e Crucifixão. O Santo Sudário tridimensional foi possível graças ao Movimento Apostólico de Turim que anos atrás aproximou os sinais do Homem do Sudário às pessoas com deficiência visual.

Milhares de cadeirantes visitam o Santo Sudário de Turim2.jpg

Além disso, com o apoio dos voluntários e dos serviços de saúde, pessoas com impedimentos físicos severos, entre eles enfermos com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também puderam se aproximar do Homem do Sudário. De acordo com os organizadores, esta é a primeira vez na história das ostentações que pessoas que se encontram totalmente imobilizadas puderam aproximar-se da rota do Santo Sudário.

Desde que iniciou a exposição, a Pastoral da Saúde da Diocese de Turim, junto com o Comitê Organizador, preparou uma série de serviços para os enfermos e deficientes físicos, um deles é a rota prioritária para a visita do Sudário, assim como uma rota particular de 300 metros.

Precisamente todas as quartas-feiras da ostentação, a partir das 14h até as 17h30, ocorre a peregrinação reduzida para os enfermos e deficientes físicos, onde se oferece ajuda especial a cada um deles.

Milhares de cadeirantes visitam o Santo Sudário de Turim3.jpg

A Ostentação extraordinária do Sudário de Turim, que não se realizava desde o ano de 2010, será encerrada no próximo dia 24 de junho. Seu encerramento estará marcado para a visita do Papa Francisco entre os dias 21 e 22 de junho, quando a cidade italiana será sede do encontro dos oratórios salesianos.

A mostra da Síndone ocorre como parte das celebrações do Bicentenário de Nascimento de São João Bosco, fundador da Família Salesiana. (GPE/EPC)

 
Comentários