Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispo argentino viaja à Roma para informar-se sobre causa de beatificação de Mamá Antula
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Buenos Aires – Argentina (Terça-feira, 23-06-2015, Gaudium Press) O Bispo de Cruz del Eje, Argentina, Dom Santiago Oliveira, viajou para Roma no último domingo, 21, para informar-se em primeira mão sobre os avanços da causa da venerável Maria Antonia de Paz y Figueroa, a qual espera o estudo de um possível milagre que poderia permitir sua beatificação.

Bispo argentino viaja à Roma para informar-se sobre causa de beatificação de Mamá Antula.jpg

O prelado permanecerá em Roma até o dia 25 de junho, quando ocorrerá a reunião da Junta Médica da Congregação para as Causas dos Santos que avaliará o possível milagre. De reconhecer-se as condições inexplicáveis do sucesso, o caso será remetido ao estudo de teólogos, Bispos e Cardeais, que elaborarão um conceito sobre a possível intercessão milagrosa da Venerável que permitiria ao Santo Padre certificar a autenticidade do milagre e sua condição como sinal de Deus para levar a “Mamá Antula” aos altares.

A Venerável Maria Antonia de Paz y Figueroa, chamada carinhosamente de “Mamá Antula” pelo povo argentino, nasceu em 1730 em Santiago del Estero, Argentina, e dedicou sua vida ao serviço de Deus como leiga consagrada. Portando uma túnica negra (a usada na época para esta vocação) se dedicou com esmero a apoiar o ministério dos sacerdotes, em particular a organização de retiros espirituais segundo a espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.

Quando os Jesuítas foram expulsos do país em 1767, Mamá Antula prosseguiu este apostolado vinculando sacerdotes à direção dos exercícios e caminhando descalça pelos povos e cidades para convidar aos fiéis a participar e ter uma oportunidade de conversão e aprofundamento da Fé. Caminhou deste modo 1400 quilômetros até Buenos Aires, onde enfrentou dificuldades para obter as permissões para seu apostolado, mas onde posteriormente deram frutos abundantes.

A Venerável é autora de numerosas cartas que foram reproduzidas em vários idiomas por seu valor espiritual e é também quem levou a Argentina à devoção a São Caetano, notável no país, a quem os fiéis pedem intercessão para obter o trabalho e o pão de cada dia. Mamá Antula faleceu em 1799 aos 69 anos e seus restos mortais são conservados na Basílica de Nossa Senhora da Piedade em Buenos Aires. (GPE/EPC)

 
Comentários