Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Avança a causa de beatificação do Padre Edward Flanagan nos Estados Unidos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Omaha – Estados Unidos (Quarta-feira, 24-06-2015, Gaudium Press) Com uma Missa Solene e um ato oficial para empacotar e selar mais de 4600 folhas de documentos sobre a vida do Servo de Deus Padre Edward Flanagan, fundador do Boys Town em 1917, concluiu a fase diocesana de seu processo de beatificação. Os dados serão agora enviados à Congregação para a Causa dos Santos para serem analisados e determinar se o sacerdote pode continuar seu caminho aos altares.Avança a causa de beatificação do Padre Edward Flanagan nos Estados Unidos.jpg

Dom George J. Lucas, Arcebispo de Omaha, presidiu a Missa e fez um reconhecimento do intenso trabalho investigativo sobre a vida do presbítero, cujo resultado não pode ser comentado pelo prelado neste estado do processo. “Estamos tratando de descobrir o que Deus fez neste devoto sacerdote, que permitiu a Deus usá-lo como instrumento”. No entanto, afirmou com humor aos mais de 800 presentes que “não nos tomaríamos todo este trabalho se não fosse algo muito bom”.

Entre os celebrantes se encontrava o Bispo de de Elphin, Irlanda (onde nasceu o sacerdote em 1886), Dom Kevin Doran, e o Padre Patrick O’Toole da paróquia na qual cresceu na cidade de Ballymoe. O Padre Flanagan emigrou aos Estados Unidos em 1904, onde começou sua preparação ao sacerdócio que culminaria na Europa, sendo ordenado em 1912. Desenvolveu seu apostolado nos Estados Unidos, dedicado sobretudo à pastoral das crianças e jovens abandonados e com problemas de delinquência. Para eles fundou o Boys Town (Cidade dos Meninos), um lar para crianças, em 1917.

O Padre Flanagan insistia na necessidade de dar um ambiente adequado à formação dos pequenos, já que “não existe na realidade, um só menino autenticamente mau”, frase que o identificaria. A educação católica fomentou nos menores um sentido de responsabilidade e o Servo de Deus permitiu que os meninos assumissem papéis de liderança no interior da instituição. Os resultados da obra se fizeram evidentes e reconhecidos internacionalmente, obtendo para o Padre Flanagan a honra de ser declarado Monsenhor pelo Papa Pio XI em 1937. Também lhe foi pedida a assessoria no trabalho com os órfãos e vítimas da Segunda Guerra Mundial. Durante este trabalho faleceu na Alemanha em 1948 por causa de um ataque cardíaco.

O processo de beatificação do Padre Flanagan foi aberto pela Arquidiocese de Omaha no dia 25 de fevereiro de 2012. Ao ter culminado a fase diocesana, a Santa Sé deverá determinar se o sacerdote merece o reconhecimento das virtudes cristãs em grau heroico, o que o faria venerável, e posteriormente se existir um milagre que permita sua beatificação. (GPE/EPC)

 
Comentários