Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Escolhido novo referencial dos Diáconos no Brasil
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tubarão – Santa Catarina (Quinta-feira, 25-06-2015, Gaudium Press) O bispo da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina, Dom João Francisco Salm, foi nomeado como o novo referencial dos Diáconos, e agora passará a assessorar de forma direta a Comissão nacional dos Diáconos.dom_salm.jpg

Membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom João também exerce a função de presidente do Regional Sul 4 da Conferência.

Com o lema “Ide para a vinha”, ingressou no Pré-Seminário de Antônio Carlos em 1965, com apenas 12 anos. Lá, completou seus estudos primários.

Entre 1967 a 1972 deu continuidade em seus estudos no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, em Brusque, Santa Catarina. Depois, de 1973 a 1975 fez parte da primeira turma do curso superior de Estudos Sociais, cursando disciplinas de Filosofia, na recém-criada Fundação Educacional de Brusque.

Mais tarde, em 1979, cursou a faculdade de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina em Florianópolis. E no final daquele ano, foi ordenado diácono em Camboriú, e em seguida, presbítero, em 30 de junho do mesmo ano, no Santuário de Azambuja, em Brusque.

Entre seus principais trabalhos pastorais estão como professor e orientador dos alunos no Seminário Menor Metropolitano, diretor do Museu Dom Joaquim, reitor do Seminário de Teologia e coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis e membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Florianópolis.

Em 29 de março de 2011, na época em que a sede estava vacante, foi escolhido pelo Colégio de Consultores como o administrador arquidiocesano da Arquidiocese de Florianópolis, até a chegada do novo arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck.

Em novembro do mesmo ano, o arcebispo o nomeou ecônomo da mitra arquidiocesana.

No dia 26 de setembro de 2012 foi nomeado pelo então Papa Bento XVI como bispo da Diocese de Tubarão. (LMI)

 
Comentários