Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Sacerdote explica reta veneração aos Santos em encontro de devotos nas Filipinas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Marinika – Filipinas (Segunda-feira, 03-08-2015, Gaudium Press) A piedade popular nas Filipinas, além de ricas manifestações de devoção ao Santo Menino e à Santíssima Virgem, se expressa com grande força na veneração dos Santos. Em um encontro denominado Visitação III, organizado por Esculturas Religiosas nas Filipinas, o Padre Timoteo José M. Ofrasio explicou a forma aconselhada pela Igreja para esta veneração.Sacerdote explica reta veneração aos Santos em encontro de devotos nas Filipinas.jpg

“Ser profundamente devoto aos Santos através de suas imagens é algo louvável”, explicou o sacerdote. “Através disto levamos e continuamos não só uma herança cultural, mas sobretudo uma herança religiosa que recebemos em nossa evangelização há quase 500 anos”.

O também professor de Teologia Sistemática e Sacramental destacou as manifestações de piedade feitas a favor das imagens, mas aconselhou prudência para manter a pureza de intenção nestas práticas. “Nosso objetivo não é impressionar aos outros e competir no gasto e no decoro que possamos dar a nossas imagens”, advertiu, “mas inspirar a devoção aos Santos que representam, para que nos acompanhem em nossas lutas de cada dia e sejam nossos modelos para seguir e servir ao Senhor”.

A cidade de Marinika é reconhecida como a capital dos proprietários de imagens de Santos, e os entusiastas desta forma de devoção (escultores, custódios e devotos) são chamados de “santeros”, termo que não se relaciona com os cultos pagãos de outras latitudes. Os encontros de santeros nas Filipinas se caracterizam pelos ricos decorados, vestidos e ornamentos que os proprietários acrescentam a suas imagens. (GPE/EPC)

 
Comentários