Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Congresso da Fundação Ratzinger tem como tema “A oração, força que muda o mundo”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/09/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Segunda-feira, 14-09-2015, Gaudium Press) A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI está promovendo seu quinto Congresso Internacional que levará por tema “A oração, força que muda o mundo” e ocorrerá entre os dias 28 e 29 de outubro na Universidade Francisco Victoria de Madri.

Congresso da Fundação Ratzinger tem como tema ?A oração, força que muda o mundo?.jpg

O evento, marcado nas comemorações pelo V Centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus que ocorrem este ano na Espanha, poderá ser assistido de forma gratuita, mas é necessário inscrever-se antes ingressando no website do Congresso (www.ufv.es/ratzinger2015).

O Congresso será inaugurado com uma Solene Eucaristia às 19h na véspera do início dos trabalhos, quer dizer, no dia 27 de outubro. A Santa Missa ocorrerá na Catedral da Almudena e será presidida pelo Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro Sierra. Posteriormente, seguirá o Concerto Ciclo de Músicas Místicas a cargo do Grupo “La Volubile”, também na Catedral e com a organização da Fundação V Centenário.

Na sessão inaugural, que ocorrerá às 09h do dia 28, estarão presentes o presidente da Fundação Joseph Ratzinger-Bento XVI, Giusseppe Scotti; Dom Renzo Fratini, Núncio Apostólico na Espanha; o Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e Arcebispo de Valladolid, Cardeal Ricardo Blázquez; o Reitor da Universidade Francisco Victoria, Daniel Sada Castaño e Dom Osoro, que será o responsável pelo discurso-marco do Congresso.

A partir dali, o encontro acadêmico se desenvolverá através de diversas conferências, mesas redondas e colóquios, além da celebração Eucarística e alguns encontros culturais.

A oração de Jesus segundo Joseph Ratzinger, teólogo e Papa”, “O Pai Nosso, oração dos cristãos”, “Santa Teresa de Jesus: a oração, não pensar muito mas amar muito”, “Transmitir uma alegria que nos foi doada. A fascinação por Cristo fundamento da Evangelização em Santa Teresa de Jesus e o magistério de Bento XVI”, e “Oração cristã e oração das religiões: Orationis Formas (Congregação para a Doutrina da Fé”, serão os temas das conferências que ocorrerão durante o Congresso.

As mesas redondas girarão em torno da temática da oração como a força que muda a pessoa, a família, a universidade, as novas relações e as redes sócias, ao coração do jovem e a igreja a partir do compromisso com os cristãos perseguidos.

Esta será a primeira vez que o Congresso Internacional ocorrerá na Espanha. Os anteriores foram celebrados em Poznan, Polônia (2011); Rio de Janeiro, Brasil (2012); Roma, Itália (2013) e Medellín, Colômbia (2014). Está previsto, como ocorreu nos Congressos anteriores, que o Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI enviem uma mensagem aos participantes do evento.

A Fundação vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI nasceu em 2010 com a finalidade de promover a publicação, difusão e os estudos dos escritos do Professor Ratzinger, depois Papa Bento XVI. Entre seus objetivos está a organização e desenvolvimento de congressos de elevado valor cultural e científico, e o estabelecimento de prêmios para os estudiosos que se distingam por especiais méritos. (GPE/EPC)

 
Comentários