Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Colômbia celebra festa de Nossa Senhora do Topo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Sexta-feira, 06-11-2015, Gaudium Press) Com mais de um século de tradição, no próximo dia 07 de novembro se comemorará em Bogotá a Nossa Senhora do Topo, cuja imagem, plasmada em um belo quadro, é venerada na Catedral Primaz da Colômbia.

Colômbia celebra festa de Nossa Senhora do Topo 1.jpg

O tradicional tributo à Virgem Maria ocorrerá no próximo sábado, 07, às 12h com uma Solene Missa e Salve que se celebrará no templo catedralício, ocasião na qual se orará de maneira especial pela paz da Colômbia. A Santa Missa contará com a presença da Confraria de Nossa Senhora do Topo, cuja missão é propagar a devoção da Virgem que se renovou no Topo promovendo sua novena e festa anual.

Precisamente a confraria está animando desde o dia 29 de outubro a novena em honra a Nossa Senhora do Topo. O novenário vem sendo rezado de maneira ininterrupta há 161 anos, desde que Leónidas Posada Gutiérrez se comprometeu a fazê-la a cada ano, continuando-se a tradição pelos seus descendentes.

Padroeira do Capítulo Primaz

A devoção à Nossa Senhora do Topo tem suas origens na vereda El Topo, situada na povoação de Pauna, no departamento colombiano de Boyacá, onde havia uma imagem Bizantina da descida de Jesus nos braços de sua Mãe após a crucificação, a qual estava resguardada em uma pequena ermita.

Um dia a imagem, de maneira repentina, começou a resplandecer; tal como se descreve em uma narração: “Um dia de domingo, no ano de 1610, os habitantes do lugar viram que a capela parecia que estava ardendo. Ao chegar ao lugar, com assombro constataram que não era um incêndio mas que alguns ‘extraordinários’ resplendores de refulgentíssima luz que, como raios de sol, brotavam do fundo da imagem de Nossa Senhora”.Colômbia celebra festa de Nossa Senhora do Topo 2.jpg

De acordo com os dados históricos, deste sucesso extraordinário foi testemunha o conquistador García Varela, que se dirigiu a Santa Fé -quer dizer, a Bogotá- para colocar em conhecimento o fato sobrenatural. Em pouco tempo a devoção à Virgem aumentou, o sucesso foi confirmado e a autoridade eclesiástica de então, junto com o governador, ordenou o translado da imagem à capital colombiana, onde foi recebida solenemente e localizada em uma capela na Catedral. Desde então Nossa Senhora do Topo é Padroeira do Capítulo Primaz.

Em 1854, o então Capitão Leonidas Posada Gutiérrez, que era grande devoto da Virgem do Topo, se salvou milagrosamente da morte atribuindo tal sucesso à Nossa Senhora. Em agradecimento a Maria Santíssima prometeu que ele e, posteriormente, seus descendentes promoveriam esta devoção mariana, uma promessa que se segue cumprindo, com a novena que se celebra a cada ano na Catedral Colombiana, e é promovida pela Confraria de Nossa Senhora do Topo, cuja direção está a cargo da família Posada.

Dois pontífices oraram diante da imagem milagrosa. O primeiro a fazê-lo foi o Papa Paulo VI em sua visita a Colômbia ocorrida em 1968. Também o fez São João Paulo II quando peregrinou pelo país em 1986. Por sua vez, o Papa Emérito Bento XVI concedeu a Indulgência Plenária aos fiéis devotos da Virgem do Topo por ocasião do IV centenário de seu resplendor milagroso, celebrado em 2010. (GPE/EPC)

 
Comentários