Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Ano Jubilar dos Meninos Mártires de Tlaxcala é encerrado no México
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tlaxcala – México (Quarta-feira, 18-11-2015, Gaudium Press) A Diocese de Tlaxcala, México, celebrou no dia 14 o encerramento solene do Ano Jubilar pelo V Centenário do Nascimento dos Meninos Mártires de Tlaxcala. A cerimônia convocou a mais de 40 Bispos mexicanos, além de numerosos sacerdotes, religiosas e seminaristas de toda a Diocese. O Cardeal Norberto Rivera, Arcebispo do México, presidiu a Missa e destacou os traços principais da espiritualidade que inspirou o valente testemunho dos pequenos mártires.

Ano Jubilar dos Meninos Mártires de Tlaxcala é encerrado no México.jpg

O primeiro traço destacado pelo Cardeal Rivera é a observância radical do Evangelho. “Os Meninos Mártires sabiam que na vida só há dois caminhos: a idolatria ou o serviço a Deus do céu”, explicou. “Aceitando o Evangelho, se apartaram da idolatria e optaram por seguir radicalmente a Jesus, em seu modo de viver e de atuar”. Além disso, o purpurado louvou a “obediência a Deus na Igreja” dos meninos indígenas, que aceitaram sua missão como catequistas e intérpretes e o risco que isso significava para sua vida.

Além destas duas características, o Cardeal assinalou a vontade dos meninos mártires de transformar seu ambiente, “destruindo aos ídolos de seu tempo e confrontando aos seus contemporâneos”, uma atitude que deve inspirar aos católicos de hoje e aos homens de boa vontade. “O compromisso dos leigos não está na sacristia, mas sobretudo no mundo, no trabalho, na escola e nos foros sociais”, advertiu.

Em meio dos tormentos aos quais o submeteu seu próprio pai, o mártir Cristóbal o perdoou: “Oh pai!, não penses que estou enojado, porque eu estou muito alegre, saiba que me faz mais honra, que não vale teu senhorio”. Esta atitude foi destacada pelo Cardeal Rivera como a da construção da paz, que unida à da sede de missão que os levou a evangelizar aos seus e aos estranhos, marca a identidade dos meninos mártires.

A celebração do Ano Jubilar foi ocasião também de reiterar aos fiéis o chamado a pedir a intercessão dos primeiros mártires mexicanos, para obter o milagre que permita sua canonização. (GPE/EPC)

 
Comentários