Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Novo livro publicado nos EUA destaca heroicidade e virtudes de Santa Joana Darc
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Terça-feira, 24-11-2015, Gaudium Press) Um livro recentemente publicado pela Sophia Institute Press dos Estados Unidos destaca a vida heroica e o martírio de Santa Joana Darc. Sob o título de “Por Deus e a Pátria”, o Padre Michael Cerrone descreve a vida da santa francesa a partir de uma perspectiva que se distancia das análises acadêmicas e históricas da mesma para concentrar-se em suas virtudes e heroicidade.Novo livro publicado nos EUA destaca heroicidade e virtudes de Santa Joana Darc.jpg

Diante da existência de numerosos estudos e hagiografia sobre Santa Joana Darc, o autor propõem sua “humilde meditação sobre seu legado de virtude, sempre vitoriosa sobre o vício”. Para fazê-lo, divide a história desta Santa em sete partes começando com sua infância marcada pela santidade e finalizando com sua canonização no ano de 1920. Cada uma destas seções tenta transmitir um ensinamento relevante a cada aspecto da vida da Santa. Por exemplo, a parte dedicada a sua infância refletida sobre os deveres dos pais, o propósito da educação e o treinamento nas virtudes.

Segundo a The National Catholic Register, o texto do Padre Cerrone demonstra uma notável devoção à Santa Joana Darc, originada no tempo em que o sacerdote era um jovem cadete militar que notou que a única figura feminina retratada nos vitrais da capela de West Point era a de Santa Joana Darc. Muito tempo depois se surpreenderia ao dar-se conta de que o dia de sua ordenação sacerdotal coincidiu com a festividade da Santa no dia 30 de maio. O Padre Cerrone dedicou 20 anos de sua vida ao serviço militar, 15 dos quais como Capelão Castrense.

Com esta experiência, o autor tem um valor agregado para realizar uma biografia de Santa Joana Darc, cuja vida esteve marcada pela história militar e as guerras entre França e Inglaterra. O sacerdote oferece reflexões sobre a guerra justa, a vida militar, o patriotismo e os deveres dos captores aos prisioneiros de guerra, assim como a necessidade de que os soldados e comandantes pratiquem as virtudes. Por este motivo o livro foi destacado não apenas como uma biografia histórica mas como um “catecismo devocional” iluminado pela vida de Santa João Darc. (GPE/EPC)

 
Comentários