Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Catedral Metropolitana do México promove Maratona de Confissões
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quinta-feira, 26-11-2015, Gaudium Press) Mais uma vez a Catedral do México se converterá no Santuário do Sacramento da Reconciliação. O insigne templo capitalino, por ocasião do tempo do Advento e em preparação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, acolherá novamente uma Maratona de Confissões.

Catedral Metropolitana do México promove Maratona de Confissões.jpg

A jornada especial de reconciliação, que já foi realizada em várias ocasiões na Catedral Metropolitana, será no dia 05 de dezembro a partir das 08h. Por tal motivo está se convocando aos sacerdotes da Arquidiocese do México para que se somem a esta iniciativa e sejam dispensadores deste sacramento. Como já convidou em uma ocasião o Padre Ricardo Valenzuela, Sacristão Maior da Catedral: “Os padres podem confessar nos horários que forem mais propícios, e terão ‘faculdades equiparáveis às do Penitenciário'”.

Vale a pena recordar que o Santo Padre Francisco, por ocasião do Ano Santo da Misericórdia deu poder a todos os sacerdotes para que perdoem, durante o Jubileu, aquelas mulheres que tenham cometido o pecado do aborto, posto que, “o perdão de Deus não se pode negar ao que tenha se arrependido”, como escreveu o Pontífice em uma carta que dirigiu a Dom Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, dicastério a cargo das iniciativas do tempo jubilar. Fora do Ano Santo o pecado grave do aborto somente o pode perdoar um Bispo.

Neste sentido, o Padre Valenzuela assinalou que a Maratona de Confissões será “uma forma de preparar-nos para o Jubileu da Misericórdia, com o coração aberto, e o desejo de que o Senhor atue em nós com misericórdia”.

Em união a esta jornada, o Sacristão Maior da Catedral também anunciou que a abertura da Porta Santa do templo capitalino será no próximo dia 13 de dezembro às 11 horas, solene ato que será antecedido com uma procissão desde as portas do Sacrário até a Catedral.

Também disse que para o Ano Santo se estabelecerá na Catedral o que se chamou o “Caminho da Misericórdia”, que iniciará desde a Porta Santa, passará pelo Altar do Perdão e várias das capelas mais significativas, entre elas as dos Anjos, a do Senhor da Saúde, a de São José e a do Senhor da Misericórdia, culminando com a participação em Santa Eucaristia.

Além disso, por ocasião do Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal que começará no próximo domingo, 29 de novembro, a Catedral Metropolitana começará um ciclo de pregações que ocorrerão no Altar do Perdão todos os sábados às 17h a partir do dia 28 de novembro até 19 de dezembro.

Estas pregações serão ministradas pelo Cônego e Teólogo da Catedral, o Padre Julián López Amozurrutia, e terão justamente como tema a Misericórdia. “As pregações deste Advento terão como tema central a Misericórdia para ir gerando um ambiente de contemplação do mistério do amor de Deus. O Evangelho de São Lucas nos apresenta três textos que foram usados pela Igreja para as orações solenes, e agora nos centraremos no Benedictus e no Magnificat, onde é citada a palavra misericórdia”, adiantou o Cônego. (GPE/EPC)

 
Comentários