Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Dioceses espanholas se preparam para a Grande Vigília da Imaculada
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Sexta-feira, 04-12-2015, Gaudium Press) Com o lema “Fazei o que ele vos disser” as Dioceses espanholas comemoram este ano a tradicional Vigília da Imaculada, que se celebra no país desde 1947. A jornada em honra à Virgem Maria Imaculada Conceição -padroeira e protetora da Espanha-, será no próximo dia 07 de dezembro também como preparação ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia que viverá a Igreja Universal desde o dia 08 deste mês.

Dioceses espanholas se preparam para a Grande Vigília da Imaculada.jpg

“Diante das persistentes crises de valores humanos, familiares e religiosos, a Virgem, como solução a estes problemas, nos exorta para que se faça o que Jesus diga. E Ele diz: ‘Ide ao mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura (Mc 16, 15). Renunciar aos nossos egoísmos e comodidades, sair às ruas e anunciar a Nova Notícia. Desta maneira, dizem os organizadores, se encontrará a paz e a felicidade que tanto se anela, e se contribuirá para criar um mundo melhor”, destacam sobre o lema deste ano de 2015 no website da Vigília da Imaculada.

Em Madri a Grande Vigília ocorrerá em três lugares às 21h com uma nutrida participação da juventude e as famílias. A principal será na Catedral da Almudena, sendo presidida pelo Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro. As outras duas serão na Basílica das Mercês e no Santuário de Maria Auxiliadora. O Padre Feliciano Rodríguez, Delegado Episcopal para a Pastoral Universitária de Madri; e o Padre Antônio García, recém-ordenado sacerdote, serão quem respectivamente presidirão estas vigílias.

Em união às vigílias, que também se celebrarão neste dia 07 de dezembro outras Dioceses do país europeu, estarão una 700 conventos de clausura espanhóis, que neste dia oferecerão de maneira especial suas orações e sacrifícios pela Espanha.

A Vigília da Imaculada vem sendo realizada desde o ano de 1947 quando o Padre Tomás Morales, sacerdote jesuíta atualmente em processo de beatificação, decidiu solenizar a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria com uma jornada de oração que animará aos leigos a mobilizar-se até uma nova evangelização com um objetivo: convidar aos amigos e companheiros para que, por meio de Nossa Senhora, se aproximem dos sacramentos e conheçam a Deus Pai Misericordioso.

Dessa primeira vigília, na qual participaram 300 pessoas, com o tempo se estendeu a piedade a mais lugares da Espanha onde se celebra a cada dia 07 de dezembro em todas as Dioceses; e hoje em outros lugares do mundo.

Antes de ser proclamado o Dogma da Imaculada Conceição no dia 08 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX, que mediante a Carta Apostólica ‘Ineffabilis Deus’ diz que Maria nunca teve pecado original, nem sequer no instante de sua concepção, Espanha já tinha esta invocação como sua padroeira e protetora.

A história vem desde o Rei Carlos III que solicita à Santa Sé que a Imaculada Conceição fosse proclamada Padroeira da Espanha. Um pedido respondido pelo Papa Clemente XIII, que no dia 08 de novembro de 1760 proclama a Imaculada como Padroeira do país. Feito que foi ratificado pelo mesmo Pontífice no dia 25 de novembro desse ano mediante a Bula ‘Quantum Ornamenti’.

O mesmo Rei Carlos III no dia 16 de janeiro de 1971 assinou um Decreto-Lei com o qual também proclamava a Virgem como Padroeira de seus Reinos “no mistério da Imaculada Conceição”. (GPE/EPC)

 

 
Comentários