Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Vaticano promove Congresso Europeu da Misericórdia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/01/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Sexta-feira, 22-01-2016, Gaudium Press) Por ocasião do Jubileu Extraordinário, Roma acolherá o Congresso Europeu da Misericórdia, assim o fez saber esta semana o Cardeal Christoph Schönborn, O.P., presidente do Comitê dos Congressos da Misericórdia (Wacom), que junto com Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e o secretário-geral de Wacom e reitor do Santuário de Ars, Padre Patrice Chocholski, deu a conhecer o evento durante uma coletiva de imprensa na sala stampa da Santa Sé.

O encontro se celebrará na Cidade Eterna entre os dias 31 de março à 04 de abril com a participação das Dioceses europeias, os batizados, assim como também pessoas de outros credos, políticos e pessoas implicadas no mundo social, para falar sobre Misericórdia. “A Misericórdia é um tema muito importante, não só para a Fé cristã, mas também para o diálogo inter-religioso (…) Só a misericórdia pode colocar um freio, um limite ao mal”. Referiu o Cardeal.

De acordo com o Padre Chocholski, o objetivo do evento será o de mostrar que a Misericórdia “não é um movimento na Igreja, mas é a Igreja em movimento”.

Como atividades, o dia 02 de abril contará com a presença do Santo Padre Francisco na Vigília de oração que se celebrará às 18h na Praça de São Pedro, também no contexto do Jubileu dos devotos da espiritualidade da Divina Misericórdia, que igualmente se desenvolverá por estes dias na Cidade Eterna.

Os participantes se encontrarão novamente com o Papa no domingo, 03 de abril, quando o Sumo Pontífice presida a Santa Missa do Domingo da Misericórdia, que ocorrerá às 10h na Praça de São Pedro.

De acordo com o Cardeal Schönborn, entre os temas que serão abordados se dará um espaço especial aos refugiados e se dedicará uma sessão ao tema da misericórdia na política, “como vivê-la nos desafios de nossas sociedades europeias”, segundo referiu.

Por sua vez, Dom Fisichella anunciou que para o dia 1º de abril, dentro do calendário dos grandes eventos jubilares, se celebrará em Roma a “Noite da reconciliação”, destinada para os peregrinos que se encontram na capital italiana. “Nas igrejas jubilares se dedicarão espaços de animação para as confissões, de forma que o viver a misericórdia nos leve também a experimentar na vida pessoal a misericórdia de Deus respeito a nós (…) A dimensão mais imediata da misericórdia se vive com o tema do perdão”, expôs.

Durante a coletiva de imprensa, também se anunciou o Congresso Mundial da Misericórdia que se celebrará em Manila, Filipinas entre os dias 16 a 20 de janeiro de 2017.

Os Congressos da Misericórdia, tanto os continentais como os mundiais, foram inspirados por João Paulo II e sua devoção pela misericórdia. O primeiro deles se realizou três anos depois da morte do santo pontífice graças a “um grupo de três cardeais amigos”, que quiseram responder ao convite do Papa, assim como de seus últimos predecessores, que tiveram a misericórdia como fonte de seus pontificados.

O último Congresso Mundial da Misericórdia foi celebrado em Bogotá, Colômbia, em 2014. (GPE/EPC)

 
Comentários