Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


CNBB divulga sugestões para quem vai participar da JMJ 2016
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/01/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Quinta-feira, 28-01-2016, Gaudium Press) A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) deste ano será realizada no mês de julho, na Polônia. No momento, cerca de 10 mil jovens brasileiros já se inscreveram para o maior evento da juventude católica.

view (6).jpg

Até a chegada deste momento considerado especial para os jovens, uma vez que muitos terão a oportunidade de um encontro mais próximo com o Papa Francisco, existe a preparação para o encontro. As comunidades e dioceses participantes dedicam este tempo oferecendo momentos celebrativos, oração e Adoração ao Santíssimo Sacramento, a fim de proporcionar um ambiente similar ao que os viajantes devem encontrar em Cracóvia.

É claro que, nesta edição da JMJ, fica evidente que muitos dos jovens do Brasil não poderão comparecer presencialmente no país europeu. Fatores como a distância da sede do evento e a questão financeira realmente implicam no embarque dos católicos para o Velho Continente.

Contudo, isso não significa que o espírito da jornada deve diminuir. Quem garante é o presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Vilson Basso. Segundo ele, a CNBB vem sugerindo que todas as dioceses do país promovam atividades durante a JMJ para aqueles jovens que não puderem ir à Polônia.

“Que promova na catedral, que promova na praça da cidade, que promova nas paróquias, atividades durante a Jornada Mundial criando esse espírito de comunhão com o Papa, com a juventude que pode ir para lá, mas mantendo aceso o espírito da JMJ aqui do Rio de Janeiro, porque foi uma benção para toda a Igreja no Brasil”, disse.

Dom Vilson ressaltou que um dos resultados obtidos com a última Jornada Mundial da Juventude – realizada no Rio de Janeiro em 2013, com a presença de mais de 4 milhões de pessoas – é a maior participação da juventude nas atividades da Igreja, com o surgimento de mais grupos de jovens, além de experiências missionárias dentro e fora das dioceses.

“A gente sente que a preparação para a Jornada, a passagem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, as palavras do Papa Francisco plantaram sementes que produzirão frutos por muitos anos”, completou.

Além disso, como uma outra forma de manter acesso o espírito missionário, o prelado lembrou o projeto “Rota 300”, por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, a serem comemorados em 2017. A intenção consiste na peregrinação da Imagem peregrina de Aparecida pelas comunidades e lugares do Brasil, sendo carregada pelos jovens.

A conclusão deste evento ocorre a Semana Missionária, em julho de 2017, nas dioceses por onde passa o rio Paraíba do Sul.

“Um grande evento missionário aqui na região de Aparecida, com a Mãe Aparecida, no espírito do que foi a JMJ e fazendo com que a juventude de fato seja, como dizem os documentos da Igreja, como dizem as diretrizes, é que uma Igreja sem jovens é uma Igreja sem presente e sem futuro. Nós queremos uma Igreja católica com presente, com futuro, com a força, a energia, a esperança e a alegria da juventude”, destacou. (LMI)

 
Comentários