Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Livro sobre a santidade é apresentado na Espanha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/01/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quinta-feira, 28-01-2016, Gaudium Press) Inspirado no livro de Daniel que diz “Os homens prudentes resplandecerão como o resplendor do firmamento, e os que tenham ensinado a muitos a justiça brilharão como as estrelas, pelos séculos dos séculos”, recentemente foi apresentada a edição em espanhol do livro “Como estrelas no céu. Figuras de santidade em companhia de Dom Bosco”, de autoria do Padre Pierluigi Cameroni, Postulador Geral para as Causas dos Santos da Família Salesiana e publicado pela Editoria CCS.Livro sobre a santidade é apresentado na Espanha.jpg

A obra, cuja versão em italiano foi apresentada no ano passado por ocasião dos 200 anos de nascimento de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, reúne em mais de 300 páginas o testemunho de santidade de 166 membros desta instituição que já receberam a honra dos altares ou são candidatos para ser santos reconhecidos pela Igreja.

“Trata-se de homens e mulheres, jovens e velhos, religiosos e leigos, Bispos e missionários em distintos contextos históricos, culturais, sociais; diversos no tempo e no espaço fizeram brilhar com uma luz singular o carisma salesiano”, comenta o Padre Cameroni, que é citado pela agência de notícias salesiana ANS.

O sacerdote também assinala que desde São João Bosco até os dias atuais “reconhecemos uma tradição de santidade a qual se deve prestar muita atenção porque é a encarnação do carisma original que se expressa em uma pluralidade de estados de vida e formas”.

Sobre isso também se refere o Cardeal salesiano Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos no prefácio do livro: “A pedagogia da santidade, vivida na alegria, é profecia da mais atual do Santo da juventude (…) Os santos são pessoas que vivem na Jerusalém celeste que a Providência colocou, como estrelas no céu para orientar-nos até o bom, o verdadeiro, o belo. Conheçamos aos santos como exemplos a imitar”.

Justamente o propósito do autor ao escrever esta obra é de promover a santidade que tem sido fruto do carisma salesiano nascido com seu fundador: São João Bosco. Para isso, o Padre Cameroni tomou a tarefa de retratar cada testemunho tendo em conta o aspecto espiritual, pastoral, eclesial, educativo, cultural, histórico e missionário que incluiu nas apresentações para as causas de beatificação e canonização dos salesianos.

Além disso, se busca animar a oração para pedir a intercessão dos candidatos à santidade da família salesiana.

No total o livro reúne a 9 santos, 117 bem-aventurados, 12 venerados e 28 servos de Deus.

Até o momento a obra em espanhol vem sendo distribuída na Espanha, mas em breve estará também presente nos países de América latina.

A promoção do livro coincide por sua vez com o mês salesiano, já que durante janeiro se comemoram vários testemunhos de santidade desta família. Entre eles o do próprio São João Bosco, cuja festa litúrgica é no próximo dia 31 de janeiro. (GPE/EPC)

 
Comentários