Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Conferência dos Religiosos do Brasil celebra encerramento do Ano da Vida Consagrada
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 01-02-2016, Gaudium Press) Durante a Santa Missa de encerramento do Ano da Vida Consagrada, no Santuário Nacional de Aparecida, o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, afirmou que a história da Igreja católica no Brasil mereceria ser “reescrita com os olhos dos consagrados”.

view.jpgA cerimônia que reuniu religiosos e religiosas de diversas congregações religiosas, para a Romaria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), foi concelebrada pelo bispo de Osasco, em São Paulo, Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, e pelos sacerdotes de várias localidades.

Ao meditar o Evangelho, o arcebispo gaúcho comentou acerca do cumprimento da Palavra:

“Hoje se cumpriu essa Palavra, que Palavra?”, perguntou. “Que Jesus é o ungido pelo Pai, enviado à anunciar aos pobres a libertação e um tempo de graça do Senhor”, disse.

Segundo Dom Jaime, é através dessa Palavra que Nosso Senhor Jesus Cristo atualiza os que os profetas ao longo dos séculos haviam anunciado. “Também para nós atualizar a Palavra significa escutar Jesus e o seu Evangelho, hoje. A obediência ao Evangelho nos torna atuais e participantes do hoje de Deus”.

Logo em seguida, expressou uma mensagem de incentivo e esperança aos consagrados e consagradas.

“Caros consagrados e consagradas: não tenham medo! Caminhemos o caminho do amor, da caridade, da misericórdia. O Ano da Vida Consagrada quis e quer nos recordar o essencial e o essencial de nossas vidas é o Evangelho, crucificado, ressuscitado. A renovação tão desejada de nossos institutos, de nossas casas, de nossas famílias religiosas consagradas, de nossos institutos seculares, de nossas iniciativas e a renovação de nós mesmos passa necessariamente pelo encontro com a pessoa de Jesus e o seu Evangelho”, destacou.

Além disso, Dom Jaime acrescentou que devemos nos deixar ser encontrado por Deus. “Deixemo-nos surpreender pelo Evangelho, deixemo-nos tocar por aquilo que o Papa Francisco pede de nós: sair, sair, sair e ir ao encontro de todos, especialmente pelos não considerados pela sociedade. Não tenhamos medo, coloquemo-nos em marcha, abandonemos os nossos espaços de conforto!”, exortou.

No final da celebração, o Arcebispo de Porto Alegre reconheceu o trabalho realizado pelos religiosos e religiosas.

“No dia de hoje, louvor, reconhecimento e gratidão por tanto bem realizado, mas prece também, prece de toda a nossa Igreja, para que o Senhor tenha misericórdia de todos nós e desperte no coração de muitos o desejo de abraçar o caminho da consagração porque a vida consagrada vale a pena e nós precisamos dizer isso à nossa juventude. A vida consagrada vale a pena”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

 
Comentários